dezembro 29, 2006

"Diário Desportivo" é o novo jornal gratuito

Chama-se "Diário Desportivo" e é o primeiro jornal gratuito dedicado ao desporto. O lançamento do número zero está previsto para dia 5 de Janeiro, em Lisboa e no Porto, as duas cidades que receberão o jornal. Dia 8 avança a distribuição do primeiro número.
Fernando Correia, jornalista da TSF, é o director do jornal, que define como “abrangente e com vontade de dar a mesma relevância a todas as modalidades”. “Não desprezando o futebol, consideramos que o povo português o consome em demasia e que algumas modalidades não têm o destaque que merecem, sobretudo porque as grandes conquistas portuguesas vieram de modalidades como o atletismo, o hóquei em patins, a ginástica, o triatlo, o judo..." – disse a O JOGO.
Assim, o novo diário vai apostar forte “na grande entrevista, grande reportagem, artigos de fundo e opinião”, mais do que no acompanhamento das competições, para se diferenciar dos jornais desportivos já existentes e trazer algo de novo ao mercado. “Não é nosso objectivo competir com os outros jornais, não temos condições de o fazer e também não queremos. Uma vez que o jornal é dado, queremos dar a ler outras coisas”, explicou Fernando Correia. No primeiro número, o destaque vai para o Lisboa-Dacar, que tem honras de primeira página.
O jornal vai arrancar com 32 páginas, 16 delas a cores, com a possibilidade de atingir as 40. Começa por ter uma tiragem de cem mil exemplares e será distribuído de segunda a sexta. Para o futuro, e dependendo da aceitação do público, está já pensada uma revista, ainda sem perfil definido, para sair à sexta com o jornal, e funcionar como leitura de fim-de-semana.
O "Diário Desportivo" não pertence a nenhum grupo de comunicação e será lançado por uma sociedade especialmente criada para o efeito – a Imprensa Gratuita Desportiva SA. Subtil de Sousa, que já fez parte do Conselho Leonino e foi membro do "Movimento Sporting Renovado", um movimento de associados sportinguistas, é o Presidente do Conselho de Administração do jornal e um dos investidores.

Sem comentários: