junho 11, 2005

TORNEIO-1: Aqui fica a primeira palestra!!!


A grande questão que um treinador e uma equipa devem ter em consideração, é que o primeiro e grande passo para as vitórias é DEFENDER MUITO BEM, devendo portanto fazerem disso a primeira prioridade. Ora como defender bem significa também não perder a bola de uma forma desnecessária, todo o treino deve ser orientado com o objectivo de fazer os jogadores compreender que o bem mais precioso é a bola. Consequentemente temos que a proteger, guardar, cuidar e principalmente não ficar sem ela.

Para exemplificar, basta falar do sistema de marcação muito recuada para utilização do contra-ataque como modelo de jogo, que se contraria com o não perder a bola, ou perdê-la de uma forma que não nos coloque demasiado em risco, pois se a equipa adversária não tiver a bola, de certeza que não pode contra-atacar.

Isto não significa de forma alguma que os jogadores não podem driblar, não podem arriscar um passe ou outra qualquer situação de jogo. Significa simplesmente que todo o treino deve ser orientado para a sensibilização dos jogadores em relação à compreensão de jogo, de forma a que durante os jogos saibam cada vez mais quando devem passar, driblar, rematar, jogar de primeira. Em resumo, saibam cada vez mais decidir melhor.

in FutsalPortugal.com