junho 30, 2004

Vamos espremer os "Laranjas"?

Meus amigos, podemos estar a poucas horas de mais um feito notável do futebol português. Depois de termos baqueado por três vezes em meias-finais de grandes competições, talvez seja chegada a hora de assumirmos como vencedores e apostarmos tudo numa final que será meio-caminho andado para o triunfo no EURO'2004. Nada como aprender com a ambição e espírito de conquista do clube lusitano que, contra todas as probabilidades, venceu uma Liga dos Campeões que parecia destinada a ser um salão de festas para os clubes mais ricos. A realidade pode ser transposta para as selecções. A Holanda será certamente um adversário difícil, mas nunca cheguei a perceber quem era fácil de defrontar neste Europeu. Por isso, não existem soluções mágicas: há que espremer os "Laranjas". Vamos a eles!!!

junho 28, 2004

SUPER8 8-ARROJADOS 5: Agredir o poste não vale...

Um duelo tenso e disputado. Os SUPER8 venceram os ARROJADOS por 8-5 no Clássico do passado sábado, mas quem tivesse apenas assistido à primeira meia-hora da partida não seria capaz de adivinhar esse desfecho.
Tudo porque os ARROJADOS mostraram uma verdadeira entrada de leão no encontro e, inspirados por um golo de José Carlos, de calcanhar, logo aos 30 segundos da partida, avançaram para uma vantagem parcial de 5-2 que não fazia pressagiar nada de bom para os SUPER8, que tardavam em despertar de uma letargia que permitia aos adversários fazerem contra-ataques rápidos e oportunos, que poderiam ter ampliado a diferença no marcador. Os ARROJADOS, com um número invulgar de jogadores, faziam uma boa rotação, ao contrário dos SUPER8, que apenas tinham um suplente e, ainda assim, geriam mal as energias.
Felizmente para os nossos interesses, foi possível minimizar as perdas, suportando a fase mais complicada sem ficarmos definitivamente arredados da discussão do resultado. O poste esquerdo da baliza do BALDANO ainda foi alvejado por várias vezes, mas nas lides futebolísticas as que contam são as bolas que entram. E agredir repetidamente o poste não vale...
Por isso, o golo do ANÓNIMO, aos 32m, significou o início de uma reviravolta que se consumou com um parcial de seis golos sem resposta favorável aos SUPER8. Aos 39m de jogo, o resultado já estava invertido. A expressão final foi garantida pelo espectacular golo do BALDANO, que mostrou uma vez mais que o Ricardo mãos-de-ferro ainda tem de aprender muito à beira dele, e por um tento do EL EU, que fixou o 8-5 com que concluíram os 58 minutos de esforço por parte dos atletas dos sábados de manhã. Mesmo assim, com energia para dar a vender, os ARROJADOS ainda se disponibilizaram a um prolongamento com os parceiros das 12 horas, que nunca têm adversário para defrontar.

FICHA DE JOGO

SUPER8: Baldano; El Guru, El Malako, El Turco, El Eu, Anónimo.

ARROJADOS: 99; Gabriel, Hélder, Italiano, Inzaghi, José Carlos, Chico, Oliveiros.

Marca do Marcador: 0-1, José Carlos (30''); 0-2, Gabriel (5'); 1-2, Guru (10', de grande penalidade); 1-3, Italiano (15'); 2-3, Malako (18'); 2-4, Italiano (22'); 2-5, Chico (24'); 3-5, Anónimo (32'); 4-5, Guru (35'); 5-5, Anónimo (37'); 6-5, Malako (39'); 7-5, Baldano (45'); 8-5, El Eu (53').

junho 25, 2004

CD-24: Convocation Day

No meio da euforia nacional pela passagem de PORTUGAL às meias-finais do EURO'2004, continua a faltar a merecida homenagem aos heróis das manhãs de sábado. Mesmo assim, os SUPER8 e os ARROJADOS voltam a bater-se em mais um duelo intenso e competitivo, confiantes de que a sua hora chegará. Para que tudo corra dentro dos parâmetros ideais, nada como ter as coisas bem alinhavadas, o que pode ser feito pelos capitães de equipa através dos Comentários.

junho 24, 2004

SUPER8 14-ARROJADOS 10: Ao ritmo da "disconight"

Os SUPER8 voltaram a vencer os ARROJADOS, o que pode não ser propriamente uma grande novidade. Todavia, o resultado foi bem mais equilibrado (14-10), em partida espectacular e muito movimentada, com 24 golos no cômputo geral.
De qualquer forma, a agitação no marcador não foi sinónimo de grande qualidade, visto que o futebol apresentado por ambas as equipas esteve bastante abaixo do nível habitual, principalmente do lado dos SUPER8. Valeram as defesas do Baldano, os (muitos) golos apontados pelo EL MALAKO e o brilhantismo do nosso principal craque...o trabalho de equipa.
Os primeiros minutos da partida foram dominados pelos ARROJADOS, que conseguiram liderar o marcador e mesmo a própria partida. Mas eis que passado um quarto de hora de jogo sentiu-se no ar um intenso cheiro a alcool. Era o ANÓNIMO a chegar ao parque de estacionamento, vindo de mais uma noite de copos numa distinta "disconight" nortenha (os dirigentes da equipa, EL GURU e MestreDaRede que me desculpem...). Foi então que, embriagados pelo odores alcoolicos que o ANÓNIMO soltou com as primeiras gotas de suor, os ARROJADOS baixaram as armas e começaram a recuar no terreno. Com o domínio de jogo oferecido, os S8 não se fizeram rogados e deram a volta ao jogo e ao marcador, mas sem a espectacularidade do costume. Ainda assim, a espaços, viram-se coisas bonitas, mas o que fica mesmo para a história é mais uma vitória da nossa equipa, mas com a certeza de que é possível fazer melhor já na próxima partida, nem que tenha de ir a equipa toda para a "naite"...

Anónimo

PORTUGAL-INGLATERRA: Herói com mãos-de-ferro!!!


ENGLAND GO HOME!!! Portugal passou às meias-finais do EURO'2004 num jogo dramático contra a Inglaterra, somente decidido nas grandes penalidades. Ricardo, um especialista na matéria, teve dificuldade em adivinhar os remates adversários, apesar de David (Pechis)Beckham ter voltado a meter água num penalty. Isto até que o guardião que rendeu Vítor Baía na baliza nacional, e que também tem qualidades, decidiu tirar as luvas... Foi de mãos nuas que travou o derradeiro remate dos "bifes" e depois, lembrando os seus melhores dias no Bessa, prontificou-se a marcar o penalty decisivo, o que fez com maestria. Pode ter sido o vilão muitas vezes ao longo da época, mas esta noite merece ser o verdadeiro HERÓI. Quanto ao resto, temos tempo para falar. VIVA PORTUGAL!!!

junho 23, 2004

TOPO GIGI não promete títulos no FC Porto!!!

Mesmo quem não gostava de José Mourinho não conseguia ficar indiferente ao seu discurso. Quando chegou às Antas, prometeu ser campeão. Luigi Del Neri, conhecido em Itália por "Gigi", e no FUTSÁBADO por "Topo Gigi", mostrou-se mais adepto das filosofias octavianas, mais voltadas para o "muito trabalho". Nada mau, em termos de ambição, para quem tomas as rédeas, somente, do campeão europeu...
O novo treinador do FC Porto, Luigi del Neri, foi então apresentado oficialmente com um cachecol dos SUPER DRAGÕES (a claque esteve representada ao mais alto nível no evento...) ao pescoço e prometeu trabalho, mas não garantiu títulos aos adeptos azuis e brancos. Na cerimónia de apresentação, realizada no centro de estágio dos dragões, em Gaia, "Gigi" del Neri afirmou-se amante do futebol ofensivo e adiantou que este é o maior desafio da sua carreira. "Prometo trabalho, empenho e vontade. O meu principal objectivo é que a equipa jogue bem. Queremos praticar um futebol ofensivo, que alie a técnica à táctica. A partir daí será sempre mais fácil chegar às vitórias, mas ninguém pode prometer títulos...", referiu o técnico italiano. Ninguém mesmo??? Hello... Alguém lhe explicou quem foi o seu antecessor???
Se calhar, o senhor Neri, que se faz acompanhar pelos adjuntos Francesco Conti, Ugo Maranza e Alessando Zampa, numa versão "spaghetti" do Dragão, ainda estava abalado pelo afastamento da Itália ainda na fase de grupos, que considerou "uma desilusão. Esperei sempre que a Itália se qualificasse para o quartos-de-final. Seria mais fácil para os futebolistas italianos se jogassem como em Inglaterra, onde o jogo é mais aberto", comentou o técnico. Depois da sua entrada motivadora e ambiciosa, os adeptos do FC Porto têm motivos para estarem confiantes... Afinal, o Chelsea também equipa de azul...

Ligações e Créditos:

Entrevista do TOPO GIGI ao site oficial do FC Porto

junho 21, 2004

"Bifes" nos quartos... Falta o ovo a cavalo!!!

Está concluída a derradeira ronda do Grupo B do EURO'2004 e já sabemos quem nos toca em sorte. PORTUGAL vai defrontar a Inglaterra na próxima quinta-feira, dia 24 de Junho, pelas 19.45 horas, beneficiando da vantagem de um importante dia de descanso sobre os bifes. Não é um duelo original, dado que ainda a 18 de Fevereiro aconteceu um jogo particular com a equipa orientada por Eriksson, no Algarve, que terminou empatado a um golo. Em grande competições, fomos batidos no MUNDIAL'66 por 1-2, quando eles jogavam em casa. Todavia, no MÉXICO'86 vencemos por 1-0 e no EURO'2000 conseguimos uma reviravolta histórica para 3-2. Preocupante é, sobretudo, a questão dos bilhetes. A FPF já anunciou que serão muito poucos os disponibilizados a adeptos portugueses e, bem vistas as coisas, os ingleses já encheram o Estádio da Luz por duas vezes e, se compraram ingressos na modalidade "follow my team", então corremos o sério risco de ter mais "bifes" que "tugas" na Luz.

Vieri parte a loiça na Squadra Azurra!!!

O nosso amigo VIERI não tem aparecido nos jogos, deixando os ARROJADOS desamparados, mas lá pela Squadra Azurra tem feito das suas. Uma notícia publicada em alguns jornais italianos, dando conta de um alegado desentendimento entre o guarda-redes Buffon e o avançado Vieri, no túnel do Estádio do Dragão, logo após o final do jogo com a Suécia, provocou a ira do jogador do Inter de Milão que anunciou ter entrado em "blackout". Reclamando superioridade moral sobre todos os jornalistas presentes na sala, "Bobo" aproveitou a curta declaração - para a qual se fez acompanhar de um exemplar de um dos jornais que avançou com o pretenso desentendimento - para insultar o profissionais da Comunicação Social, afirmando: "Sou mais homem que todos vós juntos. Ao contrário de vocês posso olhar-me ao espelho todos os dias e sair à rua de cabeça levantada!". E antes de abandonar a sala de forma abrupta, Vieri criticou ainda mais os jornalistas: "Massacram-nos de manhã à noite e ainda inventam mentiras. Não me respeitaram e, por isso hoje (ontem), é o último dia que falo convosco".
Na origem da polémica estão relatos segundos os quais os dois jogadores trocaram acusações no final do jogo, acerca de quem tinha a responsabilidade do golo de Zlatan Ibrahimovic, que deu o empate (1-1) no jogo com a Suécia, colocando os italianos em apuros para conseguir a qualificação para os quartos-de-final. Com Buffon fora dos postes Vieri, situado sobre o risco de baliza, foi incapaz de deter o curso do esférico atirado pelo calcanhar do avançado sueco e que entrou por cima do jogador italiano. "Podem dizer que joguei bem ou mal, se estou ou não em boa forma ou até se falho muitos golos, mas não admito que me ofendam como homem. Isso não admito", concluiu Vieri antes de deixar os jornalistas envolvidos no coro de protestos que sucedeu à estupefacção pela declaração do jogador. Veremos se, depois desta zanga, Vieri volta a comparecer para animar os Clássicos da manhã de sábado.

Invasão, Aljubarrota e devolvam-nos Olivença!!!

Uma ruidosa caravana de automóveis portugueses "invadiu" Fuentes de Onor, em Espanha, junto da fronteira de Vilar Formoso, ao som de apitos e buzinas, assim que acabou o jogo de Portugal frente à Espanha e que possibilitou a passagem aos quartos-de-final do Euro-2004.
Carlos Pereira, do restaurante "Stone", junto daquele posto aduaneiro, disse à agência Lusa que, no final do jogo, mais de uma centena de veículos ligeiros reuniu-se junto do largo da estação ferroviária, fez um percurso nas principais ruas de Vilar Formoso e entrou em Espanha.
Ao mesmo tempo, os camiões TIR de transportes internacionais estacionados, quer em Vilar Formoso, quer no parque destinado na fronteira, juntavam-se ao buzinão. Na Guarda, as principais ruas ficaram entupidas com os automóveis enquanto cafés e restaurantes abarrotavam de clientes ávidos por festejar a vitória a comer e a beber.

OLIVENÇA. Este triunfo de Portugal sobre a Espanha deve ter sido muito festejado numa cidade lusitana que se encontra abusivamente ocupada pelos galegos. Falamos de Olivença, uma terra portuguesa, que foi reconhecida como tal pela Espanha, que assinou a 7 de Maio de 1807 o Tratado de Badajoz, comprometendo-se a devolver a soberania lusitana a Olivença. Todavia, apesar de reclamarem para si o rochedo de Gibraltar, contestando a soberania inglesa, e conseguindo até recentemente impedir que Gibraltar fosse reconhecido e aceite pela UEFA, os espanhóis esquecem-se de dar o exemplo em relação a Olivença. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode dar uma olhadela nas Ligações e Créditos. Também por lá encontram um excelente site com a descrição da Batalha de Aljubarrota, dado que muita gente fala dela, mas não conhece os detalhes, nem sabe que os portugueses, poucos meses depois, foram em perseguição dos galaicos, invadiram Castela e, novamente em inferioridade numérica, obtiveram uma estrondosa vitória na Batalha de Valverde, em pleno território inimigo.

Ligações e Créditos:

Olivença, um enclave português em Espanha

Descrição da Batalha de Aljubarrota

Sucesso pouco conhecido na Batalha de Valverde

junho 20, 2004

PORTUGAL-ESPANHA: Bravos, valentes e heróis!!!

Um triunfo histórico. PORTUGAL colocou um ponto final a 23 anos sem conseguir derrotar os vizinhos espanhóis e conseguiu o apuramento para os quartos-de-final do EURO'2004. Tratou-se de um jogo épico, de cortar a respiração, decidido por um grande golo de NUNO GOMES e muita bravura na defesa. Tendo em conta que a Grécia perdeu com a Rússia, conseguimos ficar em primeiro lugar do grupo e evitar a França, pelo que nos tocará a Inglaterra ou a Croácia. O sonho mantém-se vivo. FORÇA PORTUGAL.

junho 18, 2004

CD-23: Convocation Day

Numa altura em que tanto se fala de futebol por causa do EURO'2004, quase provocando uma "overdose" televisiva da modalidade, nada melhor do que mostrarmos em campo que pouco ficamos a dever a alguns dos pseudo-craques que parecem andar a passar férias pelo nosso Portugal. Os SUPER8 e os ARROJADOS voltam a encontrar-se este sábado pela manhã, e só é pena que alguns responsáveis do futebol europeu e da Comunicação Social não aproveitem a oportunidade para constatarem como a saudável rivalidade e a competitividade positiva podem redundar em excelentes espectáculos. Enquanto não chega o reconhecimento que merecemos, os capitães de equipa podem tratar da logística nos Comentários.

junho 16, 2004

PORTUGAL-RÚSSIA: Batidos os comunas, venham os galegos!!!

Luiz Felipe Scolari disse tudo: a partir da derrota com a Grécia, Portugal entrou dois jogos mais cedo do que o previsto na fase do "mata-mata", a expressão brasileira para partidas a eliminar.
O técnico brasileiro, ao menos, revelou tê-los no sítio e operou uma verdadeira revolução na equipa titular, deixando de fora as "vacas sagradas" Fernando Couto e Rui Costa, mas sacrificando ainda Paulo Ferreira pelo erro cometido e Rui Jorge pela fraca exibição contra Charisteas. Entram, assim, Miguel, Ricardo Carvalho, Nuno Valente e Deco. Três alterações na defesa, e uma revolução que era escusada. Bastava ter acertado à primeira... Portugal ganhou à Rússia com golos de Maniche e Rui Costa, adquirindo confiança. Mas no Mundial'2002 também vencemos o segundo jogo. Para que faça sentido o orgulho nacional, há que vencer mais uma final, contra a Espanha.

Ligações e Créditos:

Portugal-Rússia ao minuto no MAISFUTEBOL

junho 15, 2004

Mourinho castigado no "Caso da Camisola Rasgada"

A Comissão Disciplinar da Liga divulgou ontem um castigo de 10 dias de suspensão e uma multa de três mil euros a José Mourinho, no âmbito do tristemente célebre "Caso da Camisola Rasgada", ocorrido no final do Sporting-FC Porto da pretérita edição da SuperLiga, a 31 de Janeiro. Todavia, não se pense com isso que os juízes consideraram provado que o ex-técnico portista executou mesmo o acto que é conhecido sobre a camisola com o número de Rui Jorge (não a que ele envergou no encontro, que era de manga comprida...), ao contrário do que o próprio Sporting, precipitadamente, considerou no seu site oficial.
O castigo diz respeito, exclusivamente, às declarações graves e atitudes ríspidas de José Mourinho. Em relação a Liedson, Pedro Barbosa que interrompeu na "flash-interview", Fernando Santos, e também pelas declarações efectuadas na conferência de Imprensa, onde rasgou tudo e todos, pedindo até a Pinto da Costa para o deixar abandonar o futebol português. Boa viagem...
Os juízes da Comissão Disciplinar referiram que as tão propaladas imagens apresentadas pelo Sporting são de fraca qualidade e nada demonstram, como já era de esperar, até porque o referido rasgão aconteceu dentro do balneário do FC Porto. Por outro lado, os juízes retiraram ainda ilações do facto de José Mourinho nunca ter negado, perante Fernando Santos, a autoria da frase que lhe foi atribuída pelo roupeiro portista quando se dirigiu ao seu homólogo leonino: "O Mister mandou dizer que a tinha rasgado e ainda para dizer ao Rui Jorge que queria que ele morresse em campo".
Foram, ainda, valorizadas as declarações do roupeiro Paulinho e considerando inconsistentes as apreciações proferidas pelo roupeiro do FC Porto, Fernando Brandão. Curioso ainda o facto de, somente agora, se saber que afinal o roupeiro Paulinho tinha levado duas camisolas para serem trocadas ao balneário do FC Porto, que entregou a Vítor Baía, tendo apenas uma delas sido rasgada.., Na defesa de Mourinho, o responsável das Relações Externas do FC Porto sustentou ainda que Mourinho afirmou perante Fernando Santos não querer ser "delator do seu balneário", entendendo os juízes que, se Mourinho simplesmente negasse a autoria da frase sobre Rui Jorge, coisa que nunca fez, não estaria a "chibar" ninguém. Enfim, mais um caso triste do futeboil português que demorou cinco meses a ser julgado e que fica resolvido quando José Mourinho já nem sequer está no futebol português, tendo assinado pelo Chelsea. Todos os detalhes deste caso podem ser seguidos através dos links nas Ligações e Créditos, que se seguem.

Ligações e Créditos:

Sporting considera haver prova que Mourinho rasgou camisola

Teor da acusação da CD da Liga em OJOGO

Fundamentação da acusação em OJOGO

Rasgão não foi provado segundo o CORREIO DA MANHÃ

junho 14, 2004

SUPER8 15-ARROJADOS 3: Sem desculpas!!!!

Depois da tempestade, vem a bonança. Uma frase popular que se aplica não só ao jogo deste sábado, como também ao actual momento dos SUPER8, que voltaram a vencer os ARROJADOS, desta feita por uns claros 15-3, após terem chegado a estar a perder por 2-3.
Após quatro jogos sem conhecer o sabor do desaire, a equipa dos ARROJADOS foi posta no seu devido lugar, após ter somado, ontem, a terceira derrota consecutiva. Se excluirmos a 'surtida nocturna' da passada quinta-feira e apenas tivermos em conta apenas os 'Clássicos de Sábado', nos últimos dois jogos os SUPER8 marcaram 28 golos e apenas sofreram 9. Uma marca digna de registo, reveladora da superioridade que os S8 têm demonstrado dentro das quatro linhas. Para essa mesma marca muito contribuiu o resultado deste último 'Clássico'. E desta vez não há desculpas. Ou há?

FORÇA. Os ARROJADOS, conforme haviam prometido, apresentaram-se em força, com sete elementos, entre os quais os craques italianos. Os S8 voltaram a recorrer ao EL MALAKO, por forma a colmatar as ausências do MdR e do EL SIETE.
A nossa formação entrou melhor no jogo, pelo que não foi de estranhar o resultado ao fim dos primeiros minutos: 2-0, com golos de EL GURU e EL MALAKO. Sem baixarem os braços, os ARROJADOS conseguiram restabelecer o empate e mesmo passar para a frente do marcador, ao terem apontado três golos em cerca de cinco minutos. Os únicos que BALDANO (mais uma excelente exibição) sofreu durante todo o jogo, isto no dia em que estreou os seus novos calções (moda Verão 2004)... Em desvantagem, os S8 voltaram a cair em cima do adversário, EL MALAKO restabeleceu a igualdade e o ANÓNIMO pôs a equipa de novo na frente. Depois, no final do tempo regulamentar, os S8 já venciam por 6-3. Mas, visto que o pavilhão estava livre, o jogo continuou, pelo menos para uma das equipas...

EQUIPA. Os S8 voltaram a mostrar aos Arrojados que valem pelo seu todo e não pelas suas individualidades. Isto, porque após o tempo regulamentar só uma equipa existiu em campo. Bem coordenados, com cada um dos seus elementos a fazer apenas o que lhe compete durante todo o jogo, os S8 demonstraram grande pulmão para enfrentar uns minutos-extra de jogo e chegaram à goleada (15-3). Por outro lado, os ARROJADOS não tiveram força para acompanhar o ritmo que os S8 impuseram e acabaram o jogo de rastos. Os ARROJADOS enviaram uma bola ao poste, mas até nisso os S8 venceram, ao terem acertado por quatro vezes nos ferros. Por via do dilatado resultado, foi-nos impossível fixar os autores dos golos dos S8 a partir do 4-3. No entanto, excepção feita ao BALDANO, todos os jogadores da equipa fizeram o gosto ao pé. Aguardam-se novos desafios para animar a carreira positiva dos SUPER8.

Anónimo

junho 12, 2004

Terá sido uma surpresa esta tragédia lusitana?

O jogo de estreia no Euro'2004 não podia ter corrido pior para os interesses portugueses. O público deu muito apoio, mas a nossa Selecção foi comida de cebolada por uma Grécia que se limitou a fazer... o que faz sempre. Defendeu e foi mais inteligente e feliz no contra-ataque. É caso para perguntar o que andou a fazer o grande estratego Scolari estes meses todos? Tudo porque este desaire traz-nos à memória o que se passou no Mundial/2002, contra os Estados Unidos. Se pensarmos bem, os jogos de abertura das grandes competições têm sido um bom barómetro do que a Selecção Nacional é capaz de fazer. Nas últimas ocasiões, tanto nos Euros/96 e 2000 como na Coreia, sofremos sempre golos primeiro, mas nas duas primeiras ocasiões evitámos a derrota e seguimos para a segunda fase. Desta vez, tal como na Ásia, a derrota foi muito negativa. Quase uma tragédia, tendo em conta que o terceiro encontro é contra a Espanha e mesmo a Rússia não vai ser obstáculo fácil. Só há uma coisa a fazer: acreditar. Depois sim, será altura de fazer um balanço e pedir responsabilidades aos dois senhores que estão no "banner". É que, pensando bem, a derrota contra a Grécia vem na senda do que foi toda a campanha de preparação, na qual não conseguimos vencer qualquer Selecção apurada para o Europeu, carreira longe de positiva, mas que foi encoberta por algumas guerrinhas clubísticas. Agora foi a doer, e todos vimos o que aconteceu. Oxalá a Nossa Senhora de Caravaggio consiga iluminar o "mister" Scolari para que não se consume uma das maiores vergonhas de sempre da história de Portugal.

PS: A melhor notícia da tarde para o futebol português tem nome grego: Seitaridis. Grande exibição e classe impressionante. Confirmou as qualidades que tinha demonstrado nas Antas pelo Panathinaikos. Que grande azia vai ter o senhor Ibarra, alapado no "banquixo"...

junho 11, 2004

SESSÕES PIRATAS-1: S8 vencem surtida nocturna!!!

Os SUPER8 e os ARROJADOS inauguraram a modalidades das Sessões Piratas, ou seja, jogos disputados à noite, a meio da semana, fugindo aos parâmetros normais dos Clássicos da sábado de manhã. O local do encontro disputado ontem à noite foi o do costume, e mesmo as equipas não fugiram em demasia ao que é habitual. Mesmo assim, foi uma agradável quebra de rotina, com o incremento da prática desportiva e ritmo competitivo que é sempre agradável para combater o sedentarismo.
Quanto ao jogo propriamente dito, os SUPER8 confirmaram o regresso às boas exibições vencendo os ARROJADOS por 7-3. O encontro começou logo com um golo do EL PROFE, que na primeira jogada da partida molhou a sopa e deu o mote para uma "soirèe" vitoriosa. De qualquer forma, os ARROJADOS deram bastante luta na primeira fase das operações, causando alguma desconcentração e perda de organização dos SUPER8. Por isso, foi até com alguma naturalidade que os nossos oponentes se colocaram em vantagem por 1-2. Com mais tranquilidade e a chegada do EL MALAKO a permitir uma rotatividade providencial (o que aconteceu ao regresso "triunfal" do Doutor Tangas, que depois de muita garganta deixou os colegas na mão...), o jogo retomou um rumo favorável aos nossos interesses, avolumando-se o marcador até aos 7-2, acabando ainda os ARROJADOS por estabelecer o "score" final em 7-3. Na ficha de jogo, o FUTSÁBADO apresenta a novidade do tratamento estatístico de alguns factos do encontro, que devem dar para animar a discussão nos Comentários.

Ficha de jogo:

SUPER8: 7 golos/36 remates: 19,4% eficácia
Baldano (2 remates); El Profe (3 golos/8 remates); El Eu (2 golos/7 remates); El Guru (1 golo/10 remates); El Turco (1 golos/4 remates); El Malako (5 remates).

ARROJADOS: 3 golos/19 remates: 15,7 % eficácia
Inzaghi (3 remates); José Carlos (1 golos/7 remates); Gabriel (2 golos/5 remates); Hélder (2 remates); Pedro (2 remates).

CD-22: Convocation Day

Em dia de inauguração do tão ansiado Campeonato da Europa de Futebol, o verdadeiro Clássico realiza-se logo pela manhã, entre os SUPER8 e os ARROJADOS. Para que tudo decorra sem falhas e se preserve a intensidade competitiva das últimas semanas, este post fica dedicado à convocatória da praxe, cabendo aos homens da logística, os capitães de equipa, dizer de sua justiça e traçar as suas linhas-mestras.

junho 10, 2004

SUPER8 13-ARROJADOS 6: Duas partes distintas!!!

O velho "cliché" das duas partes distintas encaixa como uma luva no decurso do Clássico do passado sábado, entre os SUPER8 e os ARROJADOS. De facto, o jogo tomou um determinado rumo até aos 12-1, dando-se uma redistribuição de forças a partir desse marco, que permitiu aos ARROJADOS maquilhar o desfecho final até aos definitivos 13-6.
Foi uma grande manhã de futebol, de qualquer forma. Os SUPER8 foram surpreendidos com a presença inesperada do EL SIETE, craque que já não aparecia há séculos, mas como os ARROJADOS se faziam reforçar com um dos seus craques transalpinos, não havia razão de queixa de qualquer das partes. De resto, a grande atitude dos S8 em campo já lhes permitiam estar a vencer por 2-0 quando o EL SIETE finalmente entrou em cena, pelo que quem tiver memória chega rapidamente à conclusão de que a postura muito positiva evidenciada pelo colectivo teve mais importância no triunfo do que qualquer prestação individual. Isto sem desmerecer o seu contributo, bem como do ANÓNIMO, e até do seu convidado, que também aguentou bem as pontas...
Os ARROJADOS apenas conseguiram demonstrar a garra que os vinha animando nas últimas semanas quando o resultado já estava irremediavelmente desequilibrado, e também muito por culpa de um compreensível abrandamento dos SUPER8, que passaram a complicar o que vinham fazendo com simplicidade. No final, ficou carimbado o primeiro triunfo dos SUPER8 com os novos equipamentos, e que chega em boa hora para dar um novo impulso para a fase estival da nossa temporada desportiva. O mito dos craques transalpinos está arrumado e agora só falta aparecer o Vieri para ver que não é só o Marco Bellini que sabe como lhe dar o "risotto"...

junho 08, 2004

Eu já fiz de maluquinho a olhar para o sol! E vocês?


Tem sido muito falado nos últimos dias o fenómeno astronómico do trânsito de Vénus pela frente do Sol, que não se dava desde... 1882. Também arranjei uns óculos especiais e já estive a olhar para o astro-rei, apercebendo-me de uma pequena sombra no lado direito, que corresponde ao planeta Vénus. Sem a ajuda de um telescópio ou equipamento especializado, foi o que se aranjou. Agora, só em 11 de Dezembro de 2117 se voltará a dar esta curiosidade, embora tenha ouvido em algum sítio que em 2012 se repetiria. Enfim, até lá há-de haver algum eclipsezito para dar uso aos óculos...

Ligações e Créditos:

Explicação do fenómeno do trânsito de Vénus

junho 04, 2004

CD-21: Convocation Day

É com prazer que o GNT elabora mais um Convocation Day. Desta vez com o aliciante extra de nem o MdR ter ideia de onde será disputado o jogo de amanhã, em relação ao qual espero que esteja garantido um palco adequado à qualidade dos artistas. Quanto ao quorum, estou certo de que não ocorrerão problemas de maior, em virtude da fome de bola suscitada por uma semana de paragem colocar em circulação uma dose de bichos-carpinteiros na corrente sanguínea dos atletas que só pode ser colmatada com uma futebolada à maneira. Aguardam-se novidades e notícias nos Comentários, como habitualmente.

junho 03, 2004

Um Sonho de Mulher ou Fera Indomável?

Sempre atento a todas as situações que possam prender a atenção dos nosso visitantes, o FUTSÁBADO disponibiliza por este meio o acesso às "fotos proibidas" da nova Miss Portugal, Marina Rodrigues, que tantas apreciações positivas tem merecido nos últimos tempos.
Não duvidamos que se trate de uma boa rapariga, embora haja pela Madeira quem garanta que ela varre tudo o que mexe. Não entrando em mexericos, nem em mitos urbanos sobre o que as madeirenses mais gostam de dar, e respeitando a honra da miúda, vamos cingir-nos a factos. E estes dizem respeito a fotografias perturbantes da nossa querida Marina em acção no Weekend Dance realizado em Dezembro último, na Madeira, em plano de grande destaque. Para não arranjar problemas com administração das Fotopages, o início é com as fotos do concurso, para depois entrarem as imagens mais sugestivas. Basta acederem a este link, Para não terem dúvidas de que a nossa amiga Marina é boa em tudo o que faz, basta dizer-vos que se sagrou Miss Turismo São Vicente, em Junho do ano passado e seguiram-se os títulos de Miss Madeira, Miss Açores-Madeira, Miss Turismo Portugal e Miss Casino da Madeira. E que tal Miss Universo?

Ligações e Créditos:

Miss Marina imparável e selvagem!!!

junho 02, 2004

Quem se ri agora do famoso OVNI de ALFENA???!!!


Parece incontestável que na noite passado aconteceu um fenómeno sem qualquer explicação científica e que foi observado em vários pontos do país. Em princípio, tratou-se de um OVNI, que consistia numa bola de luz brilhante que deitava fumo, sendo detectada por alguns minutos pelos radares da defesa terrestre nacional, como confirmou o jornal online PortugalDiário, com o porta-voz da Força Aérea, Carlos Barbosa, a confirmar que "não se tratava de um avião".
Oficiosamente, não faltam explicações. Que seria o brilho de José Mourinho de partida para Inglaterra, um treinador extra-terrestre para finalmente dar um título ao Benfica, até terá havido que afirmasse que a tal aparição era fruto do... sistema. E rumava a Alvalade para derrubar Dias da Cunha...

ALFENA. O facto é que as aparições de OVNI continuam sem explicação, concedendo ainda alguma margem à convicção e fantasia de cada um. De qualquer forma, nas Ligações e Créditos deixo alguns sites que podem ser interessantes, e de seguida um caso que me apaixonou, como interessado na matéria, mas à custa do qual já muito gente, incrédula, se riu de mim. Trata-se da célebre observação verificada em Alfena, perto de Ermesinde e Valongo, a 10 de Setembro de 1990, e que é considerada uma das mais importantes de sempre da história mundial.
Uma manhã na qual um punhado de operário da construção civil pode ter abortado uma invasão inter-galáctica à custa de um heróico ataque à pedrada a um OVNI que foi fotografado por um correspondente do Jornal de Notícias, e cuja veracidade das imagens (podem ver uma delas a acompanhar este post...) foi confirmada pela NASA, mas sem determinar o que seria o tal objecto. O certo é que foi observado por dezenas de pessoas, durante mais de meia-hora, até que repentinamente desapareceu entre as nuvens. Em vez de se rirem, arranjem vocês explicação para isto...

Ligações e Créditos:

OVNI avistado em Portugal no PortugalDiário

OVNI de ALFENA em site espanhol da especialidade

MINET-Movimento de Investigação Nacional dos Extra-terrestres

Avistamentos de OVNI em Portugal