Nuno Almeida conquistou a pulso o seu espaço na Blogosfera portuguesa. O papel que desempenhou no megablogue Terceiro Anel e o facto do seu projecto a solo, o Salésias, ter merecido o reconhecimento do guru do jornalismo desportivo, Rui Santos, haviam deixado claro que se trilhava caminhos ascensionais rumo a areópagos infinitos não era por mais do que mérito próprio. Porém, a coberto da manta do seu alter ego das mesas, Petruzzi, o Nuno Almeida também pretende fazer História no póquer português. A conquista do primeiro título de Campeão da Liga FutPoker é um marco digno de nota para quem abraçou há bem menos de 1 ano a que pode ser considerada a modalidade desportiva mais democrática do Século XXI. O Petruzzi aceitou dar-se um pouco mais a conhecer em Entrevista Exclusiva ao Futsábado. Aqui está o Campeão, na primeira pessoa.
- Qual é a sensação de ostentar o título de 1º Campeão da Liga FutPoker?- A sensação é boa, boa. Deve ser semelhante à que terá sentido José Mourinho, quando venceu o primeiro título, como treinador principal, no FC Porto, isto porque, ambas as conquistas já eram antes de serem.
- O penacho nobiliárquico tem apimentado os seus engates no MSN?- Não. Isso é algo que só outro tipo de penacho consegue.
- Como descobriu o póquer e de onde surgiu a inspiração para o seu nick?- Foi engraçada e recente a forma como surgiu o póquer. Uma qualquer noite de Outubro último desafiei o Vítor ‘Hooligato’ Pinto para um Heads Up no dito, sem nunca ter jogado, acredite-se ou não. Lembro-me de estar a jogar as primeiras mãos e a ler as regras, achadas via google, ao mesmo tempo. Petruzzi é um nick que me acompanha há muitos anos. Há mais de 10 talvez. Quando tentei ser músico – e ainda hoje – tinha em Dream Theater a minha banda preferida. John Petrucci é o guitarrista e foi uma questão de trocar os cc pelos zz. A propósito, havia um Fabio Petruzzi no AS Roma, na altura. Era defesa central.
- De onde lhe veio a ideia marada de tomar parte na Liga FutPoker?- Não me lembro, sinceramente. Terei sido desafiado pelo Hooligato, quase de certeza. O resto é uma questão de hedonismo pessoal.
- Considera a nossa competição um paradigma de heterogeneidade ou simplesmente uma casa de malucos?- Cinquenta-cinquenta. Heterogeneida-mos, ajuda à resposta?
- Que característica especial considera tê-lo ajudado a conquistar o estatuto de Campeão?- Impulsividade.
- Tem uma mão favorita no póquer?- QJ
- Full Tilt, Bwin, Paradise ou MSN Poker?- Full Tilt.
- Sit'n go, Multi Table, Shorthanded ou heads-up?- Mad Tilt na Bwin. Não, estou a gozar. Sit'n go. Ritmo? Turbo pela impaciência. Normal quando é para ganhar.
- Como classifica a sua evolução dentro da modalidade e que objectivos pretende atingir a médio prazo?- Razoável. Quando o talento já nasce com o atleta só falta trabalhá-lo. Essa é a pior parte. Daí que não tenha traçado objectivos a médio prazo. Mas, agora que se fala nisso, ganhar a 2ª edição da Liga Futpoker era capaz de não ser mau.
- Guardou alguma sabujice na manga para o Campeonato de Primavera?- Nenhuma. Isso são artes de (Hooli)gatos e Paratys.
- Não tem vergonha de eliminar o Sapeitodos em todas as mesas?- Nenhuma. A minha rivalidade com o Sapeitodos está no nome (somos homónimos, caso não tenham reparado). Ele é um SLB, eu um Fofó do Poquer. A partir daí, normalmente, vence o mais forte...
- O "tubarão" Lergio estava feito consigo em nome da solidariedade mourisca?- Obviamente que só se me tivesse oferecido um harém repleto de odaliscas em troca. Como isso não aconteceu...
- O Imparável é mesmo o Cristiano Ronaldo do póquer?- É mas é o papa (Pinto da Costa) do poquer. Ou não fosse ele presidente.
- Quando for grande quer ser como o Sonazol (aka Gageiro x)?- Quero. Por falar nisso, ando para experimentar um dos torneios em que ele costuma brilhar, no Full Tilt.
- Já perguntou ao Leozuca se um cidadão de Uberaba é um Uber... rabo?- Não, mas depreendo que deve ser um bugre com rabo.
- Admite publicamente que o Rui Santos foi ao seu baptizado?- Não. Rui Santos foi gentil e salientou o meu blogue no programa dele. Apenas isso.
- António Tadeia, Luís Freitas Lobo, Joaquim Rita ou João Querido Manha?- António Tadeia.
- Paulo Assunção, Miguel Veloso, Katsouranis ou Flávio Meireles?- Miguel Veloso. Nasceu no mesmo dia que eu.
- Ricardo, Quim, Eduardo ou Beto?- Eduardo. De longe.
- Trofense, Rio Ave, Vizela ou Gil Vicente?- Quero um clube do sul. Olhanense.
- Manuel Cajuda, Carlos Carvalhal, Jorge Jesus, Manuel Machado?- Manuel Machado.
- 4x3x3, 4x4x2 losango, 3x5x2 ou TM (tudo-a-monte)?- 3x4x3.
- Bola na Área, Blog da Bola, Salésias ou Terceiro Anel?- Terceiro Anel, antes, Salésias, agora. Porém, tem-me faltado tempo.
- Super Bock, Sagres, Carlsberg ou Ice Tea?- Super Bock. Bebida e Festival.
- Cláudia Vieira, Rita Pereira, Joana Duarte ou Orsi Fehér?- Orsi Fehér.
- E gajas boas, onde é que há?- Neste momento, não há nenhuma aqui ao meu lado. Que tal oferecerem-me uma como prémio?