agosto 28, 2007

Parabéns Anónimo!!!

Hoje faz anos o nosso ponta de lança (as más línguas falam em ponta quieta e ponta bidão, mas é melhor não ligar) e organizador de eventos:



Se houvesse peso mínimo para as habilidades, estavas lixado!

PARABÉNS e boas férias!!!

agosto 19, 2007

FutMedia: Revelou-se o famoso Ardinário...

O proprietário de um quiosque da Figueira da Foz gere o negócio ao mesmo tempo que relata na internet a vivência diária do pequeno espaço e aposta na diversidade com entregas gratuitas de jornais ao domicílio.
Pedro Silva comprou há dois anos o quiosque da praça 8 de Maio, um dos espaços emblemáticos da cidade, realizando o sonho de vender jornais. “Acho que é por vocação, foi sempre qualquer coisa que quis ter, saber o que sai [nos jornais], todos os dias saem coisas diferentes. Não se fica rico mas dá para viver”, disse à Lusa.
Cedo apostou em estratégias para viabilizar o negócio, como as entregas ao domicílio, “sem demoras, frio, chuva, trânsito, sem falhas ou sem igual”, garante um cartaz, que reproduz uma primeira página de um jornal, afixado no quiosque. A iniciativa atraiu empresas, mas poucos particulares. “Acho que as pessoas gostam de vir ao quiosque. Ou então não aderem porque não compram jornais todos os dias”, diz o proprietário, que acaba por assumir a preferência pela deslocação dos clientes ao seu espaço. “Quem compra jornais leva sempre mais qualquer coisa”, acrescenta.
Pedro Silva entrega todas as manhãs vários jornais e revistas. Três cafés, uma pastelaria, uma notária e um contabilista incluem-se no grupo que recorre ao seu serviço de entregas, mas o maior cliente é a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, onde, de segunda a sábado, o ardina deixa diariamente mais de uma dezena de publicações.
Um ano após a compra do ponto de venda, Pedro Silva criou um blogue – o ‘Diário de Um Quiosque’ – onde relata o dia-a-dia do espaço de seis metros quadrados. Num misto de ironia e humor, divulga os resultados das vendas, o dever e haver do negócio ou o relacionamento com empresas distribuidoras e clientes.
O blogue, onde Pedro Silva assume o alter-ego ‘Ardinário’ e cujos textos têm por base acontecimentos reais, é, igualmente, uma espécie de laboratório. Pedro Silva quer pôr em prática brevemente um projecto relacionado com os resultados da Liga de futebol, mas cujos detalhes preferiu não avançar.

UM PRODUTO ORIGINAL
O ‘Diário de Um Quiosque’ tem leitores assíduos, cerca uma centena, que não dispensam a leitura diária e que acompanharam, por exemplo, o ‘duelo’ de vendas entre o ‘Expresso’ e o ‘Sol’.
Compilar diariamente quadros estatísticos revela-se complicado para quem, aos 33 anos, possui um outro emprego fora das horas que passa na praça 08 de Maio. “Todos os dias não é fácil, já estive para desistir”, assume Pedro Silva. No entanto, mantém a iniciativa, seja pelas mensagens de apoio que recebe ou por acreditar que os dados são seguidos, atentamente, pelos gestores de empresas jornalísticas.

LEITORES MAIS VELHOS
O proprietário do quiosque da Figueira da Foz não faz questão de publicitar que o espaço possui um blogue – “não é por aí que as vendas aumentam ou deixam de aumentar”, refere –, mas sim outras preocupações. E uma delas é, precisamente, a idade avançada dos clientes habituais, que são cerca de 30 e que ali se deslocam todos os dias.
“Vão ficando mais velhotes e não há quem os substitua. Na faixa dos 20 aos 30 anos não tenho clientes, preocupa-me um bocadinho o futuro do negócio”, conclui Pedro Silva.

Blogueio Mental: Um terço recebe chamadas profissionais durante férias

Um em cada três trabalhadores recebe e-mails ou chamadas telefónicas relacionadas com o seu emprego durante as férias, indica um estudo da empresa de recursos humanos Randstad. O documento revela que 34% dos inquiridos considera que o trabalho não seguirá em frente sem o seu contributo.
A Randstad alerta que esta realidade se traduz num aumento do stress e que as férias acabam por não funcionar como período de descanso efectivo. O estudo mostra ainda que 14% dos inquiridos, principalmente os que ocupam cargos de maior responsabilidade, afirma não delegar funções nem abstrair-se por completo da sua actividade profissional durante as férias.

agosto 17, 2007

FutMedia: Sindicato critica encerramento do Diário Desportivo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) denunciou ontem o encerramento do jornal gratuito Diário Desportivo, sublinhando que a situação vai afectar a vida de uma dezena de jornalistas. O projecto Diário Desportivo foi lançado em Janeiro deste ano, contando na direcção, até Março, com os jornalistas Fernando Correia, actualmente no Rádio Clube, e Vasco Resende. Com uma tiragem de 100 mil exemplares, o jornal era distribuído em Lisboa e Porto e estava a ser dirigido por Luís Filipe e Bruno Pires.
De acordo com um comunicado do SJ, citado pela agência Lusa, a decisão de suspender a publicação do gratuito, que deveria ter voltado a ser distribuído ontem, após um período de férias, "parece dever-se ao desinteresse dos accionistas no projecto, que tem conhecido algumas vicissitudes laborais".
"Em Junho, verificou-se uma série de rescisões cuja legitimidade foi contestada pelos jornalistas", revelou o SJ, acrescentando que a empresa "não pagou o salário de Julho nem o subsídio de férias, os quais se encontram em dívida".
O SJ assegura que está a acompanhar o processo, lamentando que "o sector da informação continue a assistir ao lançamento de projectos sem garantias de longo prazo".

agosto 11, 2007

FutMedia: Apenas 169.200 espectadores viram Pinto da Costa na SIC Notícias?


A participação de Jorge Nuno Pinto da Costa na "Edição da Noite" permitiu à SIC Notícias arrecadar o seu melhor resultado do ano. Segundo a Marktest, a entrevista ao presidente do FC Porto foi vista por uma média de 169.200 mil espectadores, o quádruplo do obtido pela estação naquele período horário uma semana antes (42.200 mil). Há uns anos atrás, também em Agosto, e sem "best-sellers" pelo meio, Pinto da Costa foi à NTV, um canal de cariz regional, e teve mais de meio milhão de espectadores a vê-lo. Os tempos mudam.

agosto 09, 2007

FutMedia: Novo jornal gratuito de Joaquim Oliveira provoca polémica

O director de O Jogo, diário desportivo editado pela Controlinveste, disse hoje à agência Lusa que o movimento de contestação em torno do novo gratuito do grupo é uma forma de "aproveitamento político" por parte do Sindicato dos Jornalistas (SJ).
A entidade sindical revelou hoje que os jornalistas da empresa presidida por Joaquim Oliveira estão a contestar o modelo de funcionamento do novo jornal gratuito, a lançar em Setembro, através da distribuição de um abaixo-assinado em todas as redacções do grupo.
O documento defende, entre outros aspectos, que o projecto "põe em causa os direitos de autor" dos jornalistas e que apresenta "riscos de descaracterização dos vários jornais" da empresa. Em declarações à Lusa, Manuel Tavares afirmou que era "preferível que este abaixo-assinado fosse timbrado com o papel do Sindicato".
"Este caso espelha uma tentativa de aproveitamento político por parte do Sindicato", reforçou.
Para o director do desportivo, a entidade sindical está a aproveitar a situação "de uma maneira pouco honesta e frontal para reforçar uma luta" relacionada com a Lei do Estatuto do Jornalista.
Os subscritores do abaixo-assinado defendem que o modelo do novo jornal, baseado na utilização de conteúdos publicados em todos os títulos do grupo, está a ser planeado no pressuposto da entrada em vigor de uma lei que apresenta alterações aos direitos de autor e que é contestada pela maioria dos jornalistas.
Os jornalistas subscritores contestam ainda a falta de informação interna sobre o novo projecto editorial e o facto dos profissionais não terem sido previamente consultados sobre o modelo de funcionamento do gratuito. Uma situação que Manuel Tavares afirma ser "falsa". "No caso de O Jogo, tive duas reuniões formais com os editores do jornal, tanto no Porto como em Lisboa, sobre o funcionamento [do gratuito] e não houve nenhuma objecção", garante, explicando que serão os editores a seleccionarem e a adaptarem os conteúdos a publicar no jornal.
O gratuito da Controlinveste irá contar com a participação de todos os órgãos de comunicação detidos pelo grupo, sendo que a maioria dos directores desses meios encontram-se em férias, não sendo possível por isso obter mais comentários.
O grupo de media Controlinveste detém, entre outros meios, os jornais Diário de Notícias, 24horas, Jornal de Notícias, Tal&Qual e O Jogo, a revista Volta ao Mundo, a rádio de informação TSF e uma participação no canal de televisão Sport TV.

agosto 01, 2007

FutMedia: FC Porto já tem um papagaio oficial, vulgo director de comunicação...

Rui Cerqueira começa hoje a exercer funções de director de Comunicação do FC Porto. O ex-jornalista da RTP abraça um novo projecto na carreira, tendo como missão ser o porta-voz oficial do clube, rosto da comunicação institucional e comercial destas áreas inerentes à máquina portista.
Há muito que os azuis e brancos tinham como objectivo arejar a sua política de comunicação, oferecendo-lhe uma perspectiva mais moderna e condizente com os actuais padrões da realidade. É nessa perspectiva que surge o nome de Rui Cerqueira, de 35 anos (nasceu a 10 de Fevereiro de 1972, em Vila Nova de Gaia), um dos rostos mediáticos da RTP, onde era pivot da RTPN e fazia a narração de vários jogos de futebol para o canal público e também para a Antena 1.
Licenciado em Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo, no Porto, Cerqueira trabalhou na Rádio Lidador, na Maia, onde, em 1989, chegou a ser subeditor de desporto. Em 1992, mudou-se para a RTP, construindo uma carreira na área do jornalismo desportivo, que só foi interrompida há bem pouco tempo por causa do convite do FC Porto. Até 1998, também colaborou com a Antena 1, uma parceria que seria reatada nos últimos anos por força das sinergias das duas estações públicas. Em 2005, colaborou na redacção do livro "Jorge Costa, o capitão", narrando o percurso do antigo defesa central até se sagrar símbolo do FC Porto. Foi uma experiência na área da escrita muito por força da amizade que o une ao actual treinador do Braga.
Em termos de narração desportiva, relatou para a RTP a célebre final de Gelsenkirchen, na Alemanha, na qual os azuis e brancos conquistaram a segunda Taça dos Campeões Europeus da sua história. Venceram o Mónaco por 3-0.
Nos últimos tempos, Rui Cerqueira aparecia com muita assiduidade no "Jornal da Manhã", da RTP N, fazendo a revista de Imprensa e conduzindo um programa que visava analisar os temas fortes do dia e que conta com um vasto leque de convidados. Em Maio, foi um dos enviados do canal da estação pública a Atenas, na Grécia, onde narrou a final da Liga dos Campeões entre o AC Milan e o Liverpool - os italianos foram os grandes vencedores.