dezembro 14, 2007

FutMedia: Marca em Portugal para agitar o mercado dos jornais desportivos

A Económica SGPS, proprietária do Diário Económico e Semanário Económico, está a preparar o lançamento do desportivo Marca, título da Unidad Editorial, empresa que resultou da fusão entre a Recoletos - editora da Marca, do Expansión e dos dois jornais portugueses - e a Unedisa - proprietária do El Mundo -, após a compra da primeira pelo grupo italiano RCS MediaGroup. A Marca deve chegar Portugal no primeiro semestre do ano, ainda antes do Campeonato Europeu de Futebol.
Ao que o M&P apurou, a Marca vai começar com uma periodicidade diária, e terá um posicionamento “menos clubistico” do que A Bola, o Record e O Jogo, os seus três concorrentes directos. A ideia é lançar um jornal onde exista uma abordagem mais profunda das notícias e que seja mais transversal a nível de leitores. O grafismo resultará de uma adaptação do congénere espanhol, com o qual também poderão existir algumas sinergias a nível de textos, uma vez que o Campeonato Espanhol é dos mais seguidos pelos portugueses. O director da Marca já terá sido contratado cabendo-lhe, nos próximos meses, a escolha da equipa.
Para além do potencial de venda em banca, e ao contrário do que era tradicional nos títulos desportivos, o objectivo é que uma parte muito significativa das receitas da Marca portuguesa sejam provenientes da publicidade.
Recorde-se que durante o último ano falou-se bastante de uma possível compra/parceria entre A Bola e a editora dos títulos económicos, que não chegou a concretizar-se. A administração da Económica sempre tornou pública a vontade de crescer em Portugal, através de parcerias ou lançamentos. Em Julho, em entrevista à agência Bloomberg, Antonello Perricone, presidente do RCS MediaGroup reforçou a intenção de crescimento em Portugal. Até ao fecho desta edição online não foi possível falar com a Económica.

Sem comentários: