A "pista" de competição da Fórmula 1 dos aviões, que pela primeira vez terá uma etapa em Portugal, mais precisamente no rio Douro, vai ficar entre a ponte de Luís I e o viaduto de Massarelos, no Porto. A etapa do Red Bull Air Race vai realizar-se no dia 1 de Setembro, conforme o JN já noticiou, mas as máquinas que atingem os 400 quilómetros por hora, em voos de baixa altitude, deverão chegar ao Porto a 29 de Agosto, para efectuar os treinos preparatórios. "A escolha do local por parte da Red Bull Air Race teve que ver com a beleza natural do cenário entre as duas margens do Douro, considerado mediaticamente bastante atractivo. A segurança constitui a principal preocupação dos organizadores, num acontecimento aeronáutico que terá um impacto fortíssimo no turismo da região, cuja capacidade hoteleira será esgotada", diz a Câmara do Porto, na sua revista deste mês. É a primeira vez que a autarquia portuense anuncia, oficialmente, a iniciativa, que acredita poder vir a ser "um dos maiores acontecimentos de sempre realizados no nosso país". No ano passado, a etapa de Barcelona (Espanha), segundo a organização, atraiu perto de um milhão de entusiastas. Na primeira etapa do campeonato deste ano (o circuito mundial disputa-se desde 2005), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, cerca de 250 mil pessoas acompanharam as provas. No próximo sábado, os pequenos aviões vão voar nos céus do Rio de Janeiro (Brasil).
A competição consiste numa corrida contra o tempo, durante a qual o piloto (o pelotão deste ano conta com 14) tem de cumprir um determinado percurso e efectuar uma série de acrobacia. O trajecto é definido por colunas insufláveis com mais de 20 metros de altura. Quem não cumprir o trajecto definido ou realizar manobras proibidas, sofre penalizações. São essas "torres insufláveis", então, que vão ser colocadas no rio Douro, entre a ponte de Luís I e o viaduto de Massarelos. "O ponto de partida estará situado sob o tabuleiro inferior da ponte de Luís I", explica a Câmara do Porto. Fonte da organização tinha já adiantado ao JN que a base da competição deverá ficar na Avenida da Boavista. A artéria transformar-se-á em pista aeronáutica, quase dois meses depois da "conversão" em pista automobilística, para receber os bólides do Grande Prémio da Boavista.
A organização do Red Bull Air Race não envolve, apenas, a Câmara do Porto. Também a Câmara de Vila Nova de Gaia está envolvida no projecto, cujos pormenores já vêm sendo discutidos há muitos meses. Os interessados podem saber mais acerca da competição no site www.redbullairrace.com.