abril 30, 2005

Quem quer impor a Lei à Bandida do Amor?



"Joga em qualquer posição..."

Manuel Machado, 29/04/2005, treinador do Vitória de Guimarães oferecendo a "titularidade" à Miss Brasil 2000, Michelly Petri, que fez furor na Loja do Vitória situada no Estádio D. Afonso Henriques. Agora conhecida como DJ Miss Bandida, a brazuca não deixou pedra sobre pedra, como se depreende da reportagem de OJOGO. Também, com 97cm busto, 60 de cintura, 99 de anca e 60 de coxa, era difícil deixar alguém indiferente. Tenham é cuidado que a moça pratica Muay Thai, como podem descobrir por aqui. Para a meter na ordem, só mesmo usando o famoso pau de marmeleiro que o professor Manuel Machado tornou célebre em Moreira de Cónegos. Por último, podem consolar-se com a parte "soft" do ensaio da Bandida do Amor na Revista Sexy acessível através desta ligação. As imagens mais "hardcore" podem vê-las por esta via, ou então ainda com este enquadramento. Cliquem por vossa conta e risco.

abril 29, 2005

CD-61: Convocation Day


Após um joguito de confraternização no passado sábado, será que é desta que regressam os Clássicos a doer? Os SUPER8 e a NEW TEAM já estarão a contar espingardas, mas a palavra final é dos capitães. Sirvam-se nos Comentários.

abril 28, 2005

Vai ser o KEEPER o primeiro a levar bolo?


É com água na boca que o FUTSÁBADO tem o prazer de dar os parabéns ao Keeper pelo seu 23º aniversário. Mais um elemento da NEW TEAM que faz anos, e já agora em boa altura, dado que o pessoal anda a precisar de comer coisas doces para animar. A garrafita de champanhe também não ficava mal, mas no sábado queremos bolo. Os capitães de equipa têm de dar o exemplo em nome do espírito de grupo. Parabéns.

abril 26, 2005

FUTVIDEO-6: Maestria nos livres directos


É com prazer que colocamos à disposição dos nossos visitantes mais um FUTVÍDEO, iniciativa que vai na sua sexta edição. Desta vez, poderão apreciar a qualidade dos executantes dos SUPER8 e da NEW TEAM nos lances de bola parada, através de dois livres directos bem sucedidos. As instruções para baixar os ficheiros podem ser recordadas aqui, enquanto a ligação para o download pode ser afectuada por aqui mesmo.

abril 23, 2005

CLÁSSICO ESPECIAL: Azuis 8-3 Brancos


As limitações de plantel dos SUPER8 levaram a que o Clássico deste sábado frente à NEW TEAM fosse transformado numa jornada de confraternização com assinalável êxito. As equipas foram misturadas e o jogo teve um ritmo impressionante, terminando com o triunfo dos Azuis por 8-3 sobre os Brancos. Podem ir desde já emitindo as vossas opiniões, que em breve neste espaço entrará uma crónica ligeira com ficha de jogo. As melhores imagens do prélio, dois vídeos com golos e pelo menos um debate polémico constituem a ementa para uma próxima semana que promete ser animada.

Parabéns ao Diego, la lala la lala...


Em dia de Clássico transformado em jornada de confraternização, o destaque vai inteirinho para o aniversário do Diego, um exemplo de correcção e desportivismo. Parabéns da gerência, que este momento se repita por muitos anos e que a tua carreira futebolística se mantenha vigorosa. Isso é mais importante do que qualquer episódico triunfo ou desaire. Só foi pena, ao contrário do que acontece nos clubes que alguns tanto gostam de imitar, o aniversariante não ter levado bolo e champanhe. Temos urgentemente de estabelecer algumas regras a esse respeito...

abril 22, 2005

CD-60: Convocation Day


Mais uma sexta-feira, mais uma convocatória. A NEW TEAM e os SUPER8 anseiam por mais um Clássico. Por isso, cabe agora aos Capitães determinar os pormenores organizativos. Penteiem-se e façam a barba, que desta vez vai mesmo haver reportagem, e à moda antiga.

abril 15, 2005

CD-59: Convocation Day


Problemas organizativos continuam a surgir a cada passo sempre que se trata de acertar agulhas em relação aos Clássicos. Por isso, vamos cruzar os dedos e esperar que este sábado não aconteçam contratempos, de forma a que os SUPER8 e a NEW TEAM possam medir forças, e de preferência cada conjunto na sua máxima força. Creio que existem dúvidas em relação ao local onde deverá ser realizado o jogo. Para que seja possível superar atempadamente todos os problemas, fica desde já lançado o indispensável Convocation Day para que os capitães possam tratar do assunto.

Quem sabe, sabe...


"O jornalismo, tanto na área desportiva como em qualquer outra, deve preservar a capacidade de se interrogar, seja no campo editorial ou nos adjacentes. As estratégias alheias, de publicidade ou outras, nem sempre são coincidentes com as necessidades do projecto editorial e, nesses casos, há que encontrar soluções inteligentes e de bom senso. No desporto, há que resistir a uma tendência de identificação propagandística de um qualquer clube. Se os leitores gostassem disso, os maiores jornais seriam "O Benfica", a "Acção Socialista", o boletim informativo da Caixa Geral de Depósitos ou a "newsletter" da RTP. Por alguma razão o não são. E nem a publicidade os procura".

João Marcelino, 15/04/2005, artigo de opinião publicado no Jornal Record

Em Português: deixa-o poisar...

abril 14, 2005

Sem comentários...

Efervescência, sociologia, jarra, contactistas...


O FUTSÁBADO por diversas vezes defendeu as virtudes da magia da Liga dos Campeões em contraponto com a efervescência das competições internas. A ausência de excessos no número de infracções assinaladas contribui normalmente para um maior ritmo de jogo e, em sentido lato, para que o espectador tenha direito a mais futebol. No entanto, esta ronda dos quartos-de-final tem de deixar um sabor bem amargo a quem esteja atento. Sobre a violência nem vale a pena falar, dado que acarreta muito de sociológico. Todavia, a questão da competência arbitral tem de merecer rápida intervenção, de forma a que a própria Liga dos Campeões não saia desprestigiada. O penálti que deu o 4-2 ao Bayern em Londres dispensa comentários. O golo anulado ao Inter por Markus Merk não cabe na cabeça de ninguém. Agora, o facto mais grave foi mesmo o derrube de Gomes a Nilmar, provocando uma grande penalidade que dispensa repetições e que podia ter lançado o Lyon nas meias-finais da prova. Em que estava a pensar o senhor Kim Milton Nielsen? E o seu assistente que se encontrava a poucos metros do lance? Haverá uma jarra europeia para eles, ou serão premiados com a direcção de mais uma final? Cá estaremos para ver.
De resto, voltando ao primado do "futebol de contacto" que continua a ser apanágio de alguns, felizmente cada vez menos, ainda tivemos recentemente um exemplo de como Toñito volta a jogar a bola, no entender dos "contactistas", quase mandando para o hospital mais um colega de profissão. Na pré-época foi Derlei, desta vez Diego teve sorte. O árbitro não viu nada. Nem falta, nem jogo perigoso. E o lance passou-se na grande área. Depois uma mão lava a outra e Pedro Emanuel não foi expulso quando também o merecia. É a SuperLiga que temos. Parece impossível que ainda haja quem queira imitar entre conhecidos o que este futebol tem de pior...

PS: No espírito ideal de "fair-play", é inconcebível um lance como o que Cadú protagonizou no recente dérbi tripeiro. Seitaridis controlou com o corpo, no primeiro tempo, uma bola que ia sair tranquilamente pela linha de fundo. O defesa-central do Boavista, sem que o lance estivesse minimamente disputável, decide fazer um carrinho e varrer violentamente, pelas costas, o defesa grego do FC Porto, que é apanhado desprevenido e fica pelo chão. A Lei XII diz que actos de "brutalidade" ou de "conduta violenta" são motivo para expulsão. O International Board fez uma adenda à Lei, clarificando alguma dúvida que pudesse haver: "Um tacle por detrás que ponha em perigo a integridade física de um adversário deve ser sancionado como brutalidade".
Perante isto, que fez o árbitro internacional Paulo Costa? Limitou-se a chamar Cadú e a dizer-lhe para ter calma. Nem cartão amarelo exibiu. O lance foi esquecido e foi esse mesmo jogador que marcou o golo que desequilibrou a contenda. Sabem que mais? O futebol de contacto, quando são as pernas dos outros a sofrer, não custa mesmo nada. É mais ou menos como aquela analogia da pimenta no cú dos outros...

abril 13, 2005

Um mergulho no baú das memórias...


Boavista-FC Porto de 1992. Da esquerda para a direita: Nelo, Casaca, Paulinho César, João "Broas" Pinto e Bobó. Escondido está o árbitro António Marçal. Ajoelhados estão duas figuras míticas da "entourage" futebolística axadrezada: Diamantino Moura e Clemente Arruela. No solo está Artur, varrido por uma carga impiedosa de Jorge Costa. Ao menos algumas coisas ainda são o que eram...

Uma opinião nada... petit!!!


"Ficámos assim a saber que o Petit acha que as outras equipas, ditas menores, têm a obrigação de não dar o seu máximo contra o Benfica; que, se o fizerem, é porque foram pagas pelos adversários do Benfica; e que, sendo pagas para jogar o máximo, o Benfica não chega para elas. Eis como eles se propõem ser campeões..."

Miguel Sousa Tavares, 12/04/2005, crónica semanal no Jornal A BOLA

abril 11, 2005

FUTVÍDEO-6: Recordistas vs. Tibiai

Por razões que são do conhecimento de quem frequenta os Comentários, a reportagem relativa ao embate da passada quinta-feira, entre os Recordistas e a Tibiai, foi congelada até nova indicação. No entanto, a postura correcta assumida pelo nosso idolatrado Presidente, bem como o facto de se ter lesionado e por isso servir de exemplo para alguns "tarzans da relva sintética", levam a que o FUTSÁBADO abra uma excepção. Está disponível um clip de vídeo com um dos melhores momentos da noite, pelo que só têm de seguir as instruções para o baixarem. Boa sorte e muito "fair play":

1. Acedam aos sistema de download através deste link que disponibilizamos.

2. No fundo da página, onde diz "select your download", cliquem em "Free"

3. Novamente no fundo da nova página, estará em contagem decrescente o "download ticket". Aguardem.

4. Finalmente aparecerá a palavra mágica "DOWNLOAD" com o nome do ficheiro à frente. Basta clicar, indicar onde pretendem guardar o ficheiro e esperar que o mesmo seja "baixado". Deve demorar poucos minutos. Divirtam-se.

abril 09, 2005

Brutalidade ou virilidade? Você decide...


Batalha campal no Boavista-FC Porto em Agosto de 2004. Victor Fernández queixou-se da "brutalidade" que deixou Derlei fora de combate por quase dois meses. Jaime Pacheco falou em "virilidade". Quem tinha razão? Você decide. Só uma nota: o jogo era amigável, lembram-se?
Já agora, as melhoras do FUTSÁBADO ao nosso idolatrado Presidente, um dos mais recentes comentadores deste espaço, que se lesionou no jogo de confraternização realizado esta quinta-feira. Foi o resultado de um lance disputado, não de uma entrada violenta. No entanto, acaba por ironicamente vir dar razão a quem defende que tem de haver adequação do nível de agressividade às características dos "atletas" em campo. As dores, os problemas para conseguir atenção médica adequada conjugada com o horário de trabalho e as horas de desconforto já ninguém lhe tira. Infelizmente, apesar de liderar um clube digno e inspirador de simpatias, não tem condições nem Departamento Médico que lhe valham. Em sua homenagem, e como reconhecimento do comportamento cordial desde sempre adoptado, o FUTSÁBADO quebrará o "black-out" às actividades "pirata" e colocará "na linha" o vídeo com um excelente golo presidencial apontado à mediática formação da TIBIAI.

abril 08, 2005

CD-58: Convocation Day


Após uma semana marcada por um sentido pouco saudável de competitividade, finalmente regressam os Clássicos entre os SUPER8 e a NEW TEAM, onde acima de tudo se joga à bola com intensidade, mas também respeito mútuo. Após o regresso ao Pavilhão do CAT na semana passada, eis que surgem inesperadas dificuldades de marcação. Contamos com o regresso do Anónimo às lides para dar os necessários acertos organizativos e confirmar a utilização do palco anterior para este Clássico. Os Comentários estão à vossa disposição para a convocatória.

Tudo tem um limite. É altura de dizer basta...


Entre amigos, as discussões são normais. A identificação pessoal e o relacionamento diário entre gente que se conhece há muito tempo acabam por tudo resolver e arrumar a um canto. Mesmo assim, e também pela intervenção externa de quem não está identificado com esta realidade, a discussão nos Comentários do FUTSÁBADO ultrapassou todos os limites do razoável a partir do momento em que a ofensa pessoal e o vernáculo fizeram a sua entrada em cena, já para não falar numa infeliz tentativa de ingerência em questões internas dos SUPER8.
Até que exista uma clarificação cabal de algumas expressões infelizes, todas as actividades das SESSÕES PIRATA e que envolvam os RECORDISTAS deixam de ter lugar neste espaço, que se pretende plural, mas civilizado. A medida abrange desde já o jogo realizado ontem à noite, pedindo o FUTSÁBADO desculpa a quem, tendo respeitado as regras da cordialidade, se possa sentir prejudicado por esta medida.

abril 07, 2005

GALERIA PARA A GALERA: Clássico "na linha"


Caros amigos e visitantes em geral, está finalmente "na linha", na FUTSÁBADO FOTOPAGE, a Galeria relativa ao Clássico do dia 2 de Abril, quando os SUPER8 venceram a NEW TEAM por 15-6, quebrando uma sequência de resultados positivos dos nossos adversários. A crónica continua disponível para consulta, mas agora o que conta mesmo são as imagens. Por razões de tempo e funcionalidade, não foi feita legendagem, mas como o que lá está vale por mil palavras, não é grande a falha. Já sabem onde clicar. Divirtam-se.

Ligações e Créditos:

Galeria do Clássico na FUTSÁBADO FOTOPAGE

Então, Incendiário, não imprimes este post?


"Arsene Wenger? Alex Ferguson? Como-os ao pequeno almoço. Lixados eram os banhos tácticos do Jaime Pacheco. Esse sim, é que percebia de bola. Então aquele sistema inovador, o City Park, não compreendo como não fez escola a nível internacional. A culpa foi da perseguição dos árbitros. Uma vergonha. Esses gajos não sabem que o futebol é um desporto de contacto e marcavam às 60 faltas de cada vez nos jogos do Boavista. Uma injustiça que fizeram ao Jaime. Olhem, por acaso até foi ele que me deu esta Taça..."

abril 06, 2005

SESSÃO PIRATA: Recordistas 11-9 Super8

Uma boa SESSÃO PIRATA para queimar toxinas. Os SUPER8 perderam, mas podem orgulhar-se de um importante triunfo: mantiveram a fidelidade à sua forma de estar em campo e conseguiram demonstrar que, através da sua via, com mais alguns minutos de jogo, o desfecho teria sido certamente diferente. De qualquer forma, parabéns aos vencedores.
O jogo em si foi um choque entre formas diferentes de entender o futebol: a que professa a organização, a movimentação colectiva e a entreajuda como principais armas defensivas, contra a opção pela pressão sem olhar a meios sobre o homem da bola, resultado em faltas repetidas para quebrar o ritmo. Foi um pouco um braço-de-ferro entre as ideias de homens como José Mourinho contra uma linha muito semelhante à de Jaime Pacheco, para perceberem melhor do que estou a falar. Nestes filmes, nem sempre os bons da fita levam a melhor. Se a regra das faltas do futsal tivesse funcionado, os SUPER8 iam começar a fazer remates directos à baliza logo aos dez minutos de jogo. Enfim, lamentavelmente, ainda há quem prefira um jogo futebol à portuguesa, com 60 faltas, do que uma partida da Liga dos Campeões, onde de facto se joga à bola e o normal é nem se atingirem as 20 faltas. Devem ser esses os que se consideram os grandes entendidos do pontapé na bola. Eu disse na bola? Pois...
Depois, os tais fundamentalistas do futebol como desporto de contacto, que consideram normais e não verberam tentativas de placagem contra a parede, dignas do hóquei em gelo, fazem um pé de vento quando é utilizado um braço contra eles, numa jogada da qual o autor não se orgulha e pede humildemente desculpa, mas muito menos perigosa do que várias outras. A estratégia de sobrevalorizar a consequência para esconder as causas já nem com os dirigentes desportivos resulta, mas continua a ter maus imitadores. Os anos passam, os tempos mudam, e os discípulos do "cacete" repetem-se infinitamente e não conseguem sequer descobrir argumentos novos...
Enfim, rapazes, resolvam os vossos traumas: eu também queria ter sido um grande jogador de basquetebol e não fui. Dava uns toques a jogar futebol na escola, mas quando perdi a mudança de velocidade passei a ser um jogador fraquíssimo, e depois da lesão grave que sofri só arrisco jogar entre amigos e colegas. Repito: amigos e colegas. Não malucos e frustrados que acham que vale tudo para ganhar um lance e marcar um golo, ou não deixar o adversário fazê-lo. Prefiro sofrer um golo do que varrer alguém que no dia a seguir, de manhã, tem de estar a trabalhar como eu. E ontem demonstrei isso com actos em mais do que uma situação. Metam na cabeça que os profissionais da bola ganham muito dinheiro, têm Departamentos Médicos à disposição e condições físicas e musculares que nunca teremos na vida para suportar os tais lances de contacto. É por estes excessos desnecessários e tentativas baratas de imitação que os jogos da SuperLiga deveriam passar a ser exibidos com uma mensagem no canto: "Don´t try this at home".

abril 05, 2005

FUTVÍDEO-5: 58 segundos de alta qualidade!!!

O FUTSÁBADO orgulha-se de apresentar mais uma edição da sempre esperada secção FUTVÍDEO. Desta vez, temos mais uma extraordinária sequência futsalística, que servirá para derrubar de uma vez por todas algumas vozes que advogam a incapacidade dos SUPER8 para jogarem em ataque organizado, explorando o contra-ataque não por opção táctica, mas por não saberem mais. Depois destes 58 segundos de provas, não haverá tribunal que não condene por difamação quem ousar professar semelhante embuste.
Se alguém precisar de instruções para sacar as imagens, pode encontrá-las através deste link. Outra recomendação: façam a visualização no Windows Media Player, mas utilizando o comando "Ver" e depois "Tamanho do Vídeo" para garantirem que o tamanho da janela é de 100% e não mais. A qualidade da imagem torna-se incomparavelmente melhor.

Ligações e Créditos:

Quinta edição do FUTVÍDEO disponível para download

abril 02, 2005

SUPER8 15-6 NEW TEAM: La Crónica

O JOGO: O regresso dos Clássicos ao pavilhão do CAT ficou marcado por outro regresso: o dos Super8 às vitórias, ou se preferirem, o da New Team às derrotas. Quando nada fazia prever, até pelas "caras de noitadas" que os seus elementos apresentavam à chegada, os Super8 voltaram a vencer e logo por goleada (15 - 6), traduzida em nove golos de diferença. E o resultado nunca esteve em causa, aliás, durante largos minutos a diferença no marcador foi de dez golos. Mas o segredo do sucesso dos Super8 esteve na defesa. A New Team poucas vezes conseguiu ultrapassar a barreira defensiva dos seus adversários e depois foi ver a principal arma dos Super8 ser accionada. Falo obviamente do contra-ataque. De resto, foi mais um bom jogo de futebol. Se foi fácil para os Super8? Penso que não. Nós é que tornámos o jogo fácil, mas tivemos que nos esforçar por isso. Diria que tudo nos correu bem!

POSITIVO
+ Entreajuda dos Super8, que jogaram em equipa de uma forma compacta, arrumada e calculista.
+ Estreia de um novo elemento na New Team, elemento esse que será muito importante para a equipa num futuro próximo.
+ Intensidade cada vez maior dos Clássicos, favorecida, agora, pelo novo palco: mais rápido e comprido.

NEGATIVO
- Lesão de Diego contraída nos primeiros minutos do jogo, que condicionou não só o seu futebol como o da própria equipa.
- "Jogo falado" durante o próprio "jogo jogado" na New Team. Nesse aspecto, podem aprender muito com os Super8...
- Ausência da RdR, mesmo depois da forma carinhosa como foi recebida na comunidade Futsábado.

OS DESTAQUES: El Turco e El Eu. O primeiro participou como nunca nas acções defensivas e sempre de forma positiva para a equipa. No ataque, soube segurar a bola até chegar o apoio. Apoio esse que na maioria das vezes foi dado pelo El Eu, que além disso correu quilómetros e marcou os golos mais bonitos do jogo. Isto, a jogar numa posição que não é habitualmente a sua.

O FACTO: El Guru fez a primeira falta mais "durinha" do jogo, num lance com o IvoAnildo. Situação essa que até foi importante para exorcizar possíveis fantasmas que se tenham vindo a instalar... Ainda do que diz respeito ao capítulo das faltas, penso que a pausa da semana passada fez bem. No entanto, parece-me que esse tema será sempre motivo de discussão. Sugiro, portanto, que quando as coisas começarem a aquecer novamente - o que é normal que aconteça -, se faça um jogo, em jeito de pausa competitiva, em que os elementos que compõe as duas equipas sejam distribuídos de forma aleatória, sem obrigação de respeitar as formações habituais.

Ficha de jogo

Super 8 - Baldano, El Guru, El Eu, El Turco e Anónimo.

New Team - Mulder, Pissa, Diego, RicarDeco, Ivoanildo e Keeper.

abril 01, 2005

CD-57: Convocation Day


Isto pode parecer ridículo, mas o facto é que o FUTSÁBADO nem sequer tem conhecimento sobre se houve Clássico na semana passada, embora soubesse que a realização do mesmo estava em risco pelos compromissos familiares decorrentes da semana pascal. A partir de agora, é altura de voltar à competição pura e dura, queimando toxinas e procurando a boa forma. Em princípio, o Pavilhão do CAT será a arena de mais um duelo entre os SUPER8 e a NEW TEAM. Aguardam-se novidades da parte dos capitães.