fevereiro 23, 2005

"Fuga para a Vitória": o melhor filme de futebol!!!


Um filme inesquecível e emocionante. Ainda por cima raro, dado que a indústria cinematográfica, americanizada como está, prefere fazer filmes sobre basebol ou futebol americano, do que investir no que eles chamam "soccer". Creio que serão poucos os que nunca viram o famoso "Fuga para a Vitória", onde um grupo de prisioneiros aliados consegue derrotar uma selecção nazi num jogo que era suposto servir de propaganda ao regime de Hitler. A RTP transmite-o uma vez mais, depois da meia-noite, sendo impossível esquecer o arrepiante momento em que o público presente no Estádio Colombes começa a cantar o hino francês. Para ver pela primeira vez, ou rever, tanto faz. O facto é que, numa votação realizada em Julho passado, em Inglaterra, o "Fuga para a Vitória" foi considerado o melhor "football film" de sempre, o que acaba por não ser grande elogio devido à falta de maior concorrência. Basta ver que o segundo classificado foi o recente "Bend it like Beckham", que ainda por cima aborda a questão do futebol feminino, deixando o "hooliganista" "The Football Factory" em décimo lugar, como podem verificar aqui. Pena não se terem lembrado do "Leão da Estrela"...
Como sempre acontece nestas coisas, havia quem criticasse esta obra realizada em 1981 (como o tempo passa...) porque alegadamente os jogadores de futebol (lendas como Pelé, Ardiles ou Bobby Moore...) não sabiam representar, e os actores não sabiam jogar à bola. Sylvester Stallone como guarda-redes tem que se lhe diga, de facto. No entanto, o que conta é o efeito final, e esse, após a fantástica reviravolta dos prisioneiros de guerra no segundo tempo do jogo, recusando à planeada fuga em nome de uma causa, é indiscutivelmente apaixonante. Divirtam-se logo à noite, e nas Ligações e Créditos poderão saber mais sobre a película em questão, encontrando mais imagens como a da finta de Ardiles que ilustra este post, e que fez este vosso amigo a dar cabo do juízo a tentar imitá-lo nos seus tempos de miúdo. "Don´t try this at home", deviam avisar.

PS: Uma excepção ao desprezo americano pelo "soccer" pode ser o próximo filme de Spike Lee, intitulado "The Goal", e cuja trama vai girar em torno de um nativo das favelas brasileiras que chega a melhor jogador do Mundo. Mesmo à medida do realizador. Para além da maioria dos craques do escrete (Ronaldo, Rivaldo, Denilson, Roberto Carlos...), o papel principal caberá a Mário Lopez, um actor que seguramente conhecem das séries juvenis que as nossas televisões transmitiam.

Ligações e Créditos:

Website dedicado ao filme "Fuga para a Vitória"

Página humorística baseada em imagens do filme

"Escape to Victory" no IMDB.com

Sem comentários: