O Media Parque, que está a ser implementado no Monte da Virgem, em Gaia, recebeu o estatuto de projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN). A decisão foi tomada no início de Janeiro deste ano pela Agência Portuguesa para o Investimento e será comunicada, hoje de manhã, à vereação durante a reunião pública da Câmara de Gaia.
Há sete meses, a Autarquia aprovou a suspensão parcial do Plano Director Municipal para permitir o arranque do projecto. A primeira fase está em curso com a construção da nova sede da RDP - Rádio Difusão Portuguesa, que troca a Baixa do Porto pelo concelho gaiense. O investimento global neste projecto será de cerca de 100 milhões de euros com execução faseada. "É um desenvolvimento das actuais instalações da RTP e levará à criação de um grande centro de produção de conhecimento nas áreas dos media, ligado ao Ensino Superior", explica Marco António Costa, vice-presidente da Câmara de Gaia, sublinhando que, no futuro, o curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto será ministrado no Media Parque.
A segunda fase de implementação do projecto passa pela instalação de empresas de tecnologia (sobretudo relacionadas com o sector audiovisual), de um estúdio de televisão, de auditórios e de uma galeria comercial. A terceira e última fase será a da ligação à investigação com a instalação de pólos universitários e de um hotel.
Sem comentários:
Enviar um comentário