Os portugueses ouviram menos rádio entre Outubro e Dezembro de 2006, com as estações a perderem mais de 300 mil ouvintes face ao período homólogo de 2005, segundo os dados hoje divulgados pelo Bareme-Rádio da Marktest.
Os níveis globais de Audiência Acumulada de Véspera (AAV - percentagem de indivíduos que escutaram uma estação no período de um dia, independentemente do tempo despendido) foram de 55,4 por cento, o que representou um decréscimo de 6,1 por cento em comparação com os três últimos meses do ano passado (59 por cento).
Em 2005, entre Outubro e Dezembro, o meio era sintonizado por cerca de 4900 milhões de ouvintes, valor que caiu, em 2006, para aproximadamente os 4600 milhões.
O distanciamento dos ouvintes influenciou quase todas as estações auditadas, à excepção da Mega FM (grupo Renascença), da Comercial e Best Rock (grupo Media Capital Rádios) e da três Antenas do grupo RDP.
O grupo público de rádio foi o único que não sofreu, no seu conjunto, quebras de audiências.
No total, o grupo RDP apresentou 8,9 por cento de AAV, o mesmo valor que tinha registado no ano passado.
A Antena 1 fixou os seus níveis de audiência nos 4,9 por cento, o que significou uma estabilização das suas audiências, uma vez que no mesmo período em 2005 obteve o mesmo valor.
A rádio mais jovem do operador estatal, a Antena 3, subiu 2,9 por cento e obteve uma audiência acumulada de 3,5 por cento.
A Antena 2 foi outra das excepções à tendência de queda, ao conseguir níveis de audiência de 0,6 por cento, uma subida de 20 por cento em comparação com o ano passado.
RFM foi a mais ouvida pelos portugueses
De acordo com os valores da Marktest, a RFM foi novamente a rádio mais ouvida pelos portugueses, ao conquistar a maior audiência acumulada do período em análise: 13,2 por cento, ultrapassando os 1100 milhões de ouvintes.
Apesar da liderança, a estação do grupo Renascença não conseguiu "fugir" à tendência e sofreu uma quebra de 2,2 por cento em relação ao mesmo período de 2005.
O canal Renascença, a segunda rádio mais ouvida pelos portugueses, apresentou uma AAV de 10 por cento, menos 7,4 por cento do que os valores do ano passado, e a jovem Mega FM viu inalterados os seus valores nos 1,6 por cento. No total, o grupo Renascença desceu 3,5 por cento, para uma audiência acumulada global de 24,5 por cento.
Apesar dos valores globais do grupo Media Capital Rádio (MCR) terem descido, de 15,5 por cento para 14,6 por cento de AAV, a Comercial e a Best Rock registaram subidas de 9,5 e 11,1 por cento, respectivamente, apresentando audiências que oscilaram entre os 6,9 por cento (Comercial) e os 1 por cento (Best Rock).
As restantes rádios do grupo tiveram um comportamento negativo.
A Cidade FM apresentou 4,7 por cento de AAV, o que significou um decréscimo de 14,5 por cento, e o Rádio Clube Português, que será relançado segunda-feira como uma emissora generalista e informativa, obteve 2,4 por cento de AAV, sofrendo uma quebra de 22,6 por cento.
A estação de informação TSF conseguiu entre Outubro de Dezembro uma audiência de 4,3 por cento, significando uma quebra de quase 25 por cento face aos mesmos meses de 2005.
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