As fotografias publicadas nos jornais diários durante 2006 mostram que as pessoas sorriem pouco devido a um contexto social desfavorável, revela um estudo científico realizado em Portugal. A pesquisa, intitulada "A expressividade do sorriso Estudo de caso em jornais diários portugueses", realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, analisou cerca de 50 mil fotografias publicadas nos diários de Janeiro e Dezembro.
De acordo com a investigação, citada pela agência Lusa, a face neutra (inexistência de qualquer movimento facial) e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais analisados.
As pessoas estão a sorrir cada vez menos, devido ao contexto social desfavorável que vivem, explicou Freitas- Magalhães, acrescentando que as mulheres sorriem mais que os homens, independentemente da idade, e que as crianças são as que mais apresentam um sorriso largo. Esta investigação complementa um estudo realizado entre 2003 a 2005, no qual se constatava que a expressão facial mais exibida era o sorriso superior.
Sem comentários:
Enviar um comentário