outubro 29, 2008

Ranking FutShark-Edição de 28 de Outubro


As Copas FutPoker continuam a quebrar barreiras e o Ranking FutShark reflecte esse crescimento. A XXV Copa estabeleceu um novo recorde com 31 participantes, o que foi decisivo para que a nossa tabela geral passasse a abranger 51 jogadores com resultados válidos ao abrigo da regra fundamental de contabilização dos 4 melhores scores das últimas 6 edições. O Hooligato segurou a liderança, embora a aproximação a passos largos do Malaco, potenciada pelo sucesso desta semana, prometa luta intensa para as próximas semanas. Notas positivas ainda para a progressão do Joaoslb1, Farmac, Chigui e, até, do Jmsmr58, que soube esperar algumas semanas, sem desanimar, pelo seu momento de começar a progredir na classificação. Impressionante, igualmente, o salto dado pela aveirense Angelonly, que na sua segunda Copa já começou a fazer estragos e chegou a parecer ter a vitória no papo. Em breve falaremos sobre o Mata-Mata, o nosso Campeonato de Heads-up, mas entretanto podem conferir todos os resultados, como sempre, em ficheiro pdf, ou tomar nota, a seguir, das curiosidades da semana.

Figuras&factos da semana 24
Maior subida: Angelonly (22 posições)
Pior descida: Gageiro/Sonazol (9 posições)
Melhor estreante: Goofy (38 pontos)
Crescimento pontual: Angelonly (35 pontos)
Primeiro eliminado: TiroLiroLiro
Bolha da final table: Hooligato e Paulo Vdb
Bolha do payout: Farmac

Histórico dos FutTubarões
28/10: Hooligato (102 pontos)
21/10: Hooligato (96 pontos)
14/10: RugbyWolf1 (87 pontos)
7/10: Paulo Vdb (73 pontos)
30/9: Paulo Vdb (82 pontos)
24/9: OQCaralho (76 pontos)
16/9: OQCaralho (76 pontos)
9/9: Leozzuca (67 pontos)
2/9: Leozzuca (67 pontos)
26/8: Leozzuca (58 pontos)
21/8: Lergio/RugbyWolf (54 pontos)
19/8: Leozzuca (58 pontos)
12/8: OQCaralho (64 pontos)
5/8: OQCaralho (71 pontos)
3/8: OQCaralho (76 pontos)

Regras simplificadas: O Ranking FutShark elabora-se a partir dos resultados das Copas FutPoker. Para o registo de cada jogador contam apenas os 4 melhores scores dos últimos 6 Torneios, pelo que os resultados averbados possuem prazo de validade com expiração definida. A pontuação é estabelecida de forma crescente, desde 1 ponto para o último classificado, 2 pontos para o penúltimo e assim sucessivamente até ao vencedor, cujo pecúlio final varia consoante o número de participantes. Os 5 primeiros posicionados recebem 1 ponto de bónus de final table. Os elementos que entrem no payout, até agora sempre 3, usufruem ainda de um bónus de 1, 3 e 5 pontos pelo seu rendimento destacado. Se o payout crescer, os dois elementos que fiquem na bolha recebem na mesma 1 ponto e os premiados auferem de pontuação extra crescente de 1,3,5,7, 9 e assim sucessivamente. Os desempates fazem-se pelo número de pontos totais ou, em segunda instância, pelo melhor resultado obtido. Todos os balanços das Copas são disponibilizados semanalmente pela organização, em nome da transparência, através de um ficheiro PDF.


Ligações:
Copas FutPoker: Todos os resultados em ficheiro PDF
Copas FutPoker: Todos os relatos publicados
Ranking FutShark: Todas as edições publicadas

8 comentários:

Anónimo disse...

O GRANDE CIRCO DAS 3 PISTAS...

... Que no caso da última edição da Copa, até foram 4 pistas a abrir! (Para bom entendedor...)

Estou aborrecido... É um facto! E o meu aborrecimento não se deve à minha queda no ranking, nem pouco mais ou menos! Sempre optei por uma estratégia, nas Copas, de me manter no topo do ranking por via da regularidade, sabendo que de quando em vez iria cheirar o topo do pódio por via dessa mesma regularidade...

Ontem saí azedo da Copa, não por ter feito uma má classificação ou por ter levado uma pissada no momento em que fui eliminado. Saí azedo porque, no meio das discussões/diferenciações que foram feitas entre Copas e Circos nos últimos dias, ter confirmado o que há algum tempo suspeitava: o torneio semanal sobre o qual cheguei a falar a vários elementos de comunidade portuguesa nos termos de "acho fantástico como se conseguem juntar perto de 20 gajos a jogar um torneio de $1 ou $2 de buy in como se das duas mesas finais do Solverde se tratasse" se ter transformado, em cerca de um mês, num GRANDE CIRCO!

Exacto! Não critico a vontade nem a legitimidade da organização de tentar atrair cada vez mais elementos para este "campeonato". Mas, para mim, a magia que esta competição tinha morreu com o súbito crescimento que ela conheceu com a entrada de elementos que não acrescentaram qualquer toque de qualidade à mesma!

Ontem, acreditem, doeu-me tanto ser eliminado com um call de K7 ao meu QQ como me doeu (a sério, porque foi a primeira confirmação das minhas suspeitas) ter continuado em jogo após um all in de AJ em que tive 2 calls e um dos jogadores expulsou a angelonly do pote sem um único par! A nossa nova "companheira de guerra" queixou-se (e bem) de que ter-me-ia eliminado e ganho a mão! E bem! Porque ela jogou bem a mão, simplesmente foi enganada por um gorgulho!

Após a eliminação comentei com um dos "old boys" da prova que, para mim, acabava ali. Não era essa a ideia que eu lhe queria transmitir. Não me expressei bem! O que eu quis dizer, e reitero aqui e agora, é que nunca mais vou condicionar a minha vida -- como rejeitar jantares de amigos ou de secção do jornal -- para jogar a Copa, que durante semanas considerei "o torneio de poker que mais gozo me dá". Esse torneio morreu! Já não existe!

Continuarei a jogar a Copa, sim! Mas apenas e quando puder -- repito, não voltarei a condicionar os meus pequenos compromissos em função deste torneio. Porém, a Copa passa a ser encarada por mim como um Grande Circo, que foi nisso que ela se transformou nas últimas semanas! Raise, re-raise all in com mãos marginais, all in UTG com 72... Enfim... Tudo o que é "válido" num "Circo" é a forma como jogarei, doravante, as Copas!

Cumprimentos SINCEROS a toda a comunidade Futpoker!!!

Anónimo disse...

Brilhante. Nem mais, Lobo. Concordo plenamente.
Gastei nesta última Copa os meus últimos tustos e não tenciono voltar a carregar a minha conta. Também comentei algo do género com um dos nossos "habitués", explicando-lhe que jogar na Bwin prejudica o nosso poker e que não conheço ninguém que tenha lá saldo positivo - a não ser os que usam a conta também para apostas.
O que não disse a esse nosso "habitué" foi o que vou partilhar agora convosco. A única coisa que me faria recarregar a conta seriam as Copas. Mas, pelos motivos que o Lobo explica e bem no comentário anterior, não me sido nada tentado a gastar uns euritos para poder participar nas ditas cujas. Elas perderam a identidade, a magia, o interesse, o encanto. Dada a presença de tantos "corpos estranhos", já nem dá para fazer as brincadeiras no chat que tanto anivam as Copas, tornando-as num verdadeiro convívio semanal. Entretanto, e porque sei que o bichinho vai pegar, uma ou outra vez tentarei "cravar" a conta que se tornou colectiva para poder matar saudades. Quanto à experiência e aprendizagem que ganhava sempre nas Copas, elas continuarão de outra forma, como espião de salas mais interessantes e perto de si. ;) Um grande abraço a toda a velha guarda e a alguns novos elementos Futpokerianos.

Anónimo disse...

Caro Lobo,

Recorrendo a um chavão da cultura portuguesa: toma um Tocafé que isso passa!!!

Um gajo que tem 9 payouts e 3 bolhas em 24 participações em Copas tem é de aguentar a pressão e arranjar forma de dar a volta por cima. Um bom jogador tem sempre, a médio/longo prazo, de prevalecer sobre os mais fracos.

Para terminar, não foste corrido de um Solverde por um maluco que te blefou com Q4? Tornar a Copa restrita, isso sim, levaria a que perdesse seriedade, dado que em circuito fechado já sabemos como o filme iria acabar.

Anima-te.
Abraço.

Anónimo disse...

Sapo,

Queres palhaçada? Fazemos Circos. Copas são um espaço competitivo, onde o convívio pode acontecer, mas sempre em segundo plano. Para conviver temos 6 dias da semana onde podemos fazer Circos. Na segunda à noite, joga-se. Não acho que seja assim tão difícil de entender.

Infelizmente, há quem se desmotive facilmente quando não ganha. Já andei em 13º no Ranking à conta dos "convívios". Tive de comer, calar e encontrar forma de dar a volta por cima. Lamento somente que, numa altura em que as Copas FutPoker estão com uma vitalidade nunca vista, comece a grassar um surto de "Velho-do-Restelismo" entre alguns elementos, saudosos não sei de quê, sinceramente.

Se calhar o vosso problema é que jogam mesas a mais no Full Tilt e noutras paragens e depois pensam que vêm fazer um piquenique à Bwin.
Olhem, eu não. Passam-se semanas em que, por vezes, o único poker que jogo é o da Copa, por isso dou muito valor à sua importância competitiva e motivo-me perante jogadores novos, que provocam situações diferentes. A imprevisibilidade é uma das essências do poker e tentar cortar as pernas ao crescimento das Copas para as reduzir a um Circo com blinds mais lentas não faz nenhum sentido.

A paixão que os novos participantes têm demonstrado pelas Copas, a sua presença regular e os dólares que dão ao prize pool deviam fazer-nos sentir orgulhosos. Mais nada.

Anónimo disse...

Sapo disse:

"(...)explicando-lhe que jogar na Bwin prejudica o nosso poker e que não conheço ninguém que tenha lá saldo positivo - a não ser os que usam a conta também para apostas."

Caro Sapo, para te desmentir basta checkares o ROI da conta Liga FutPoker para veres que está 27% positivo. Ou seja, na Bwin, como em outra sala de poker qualquer, se jogares bem, ganhas. De resto, o facto de preferires jogar noutros lado não colide com a possibilidade de manter alguns fundos na Bwin para tomar parte em Copas ou Circos.

Por último, estou contente em saber que os Super Turbos das 300 fichas que jogas aos 4 de cada vez afinal são muito pedagógicos e "não prejudicam o nosso poker". Deve ser para rir, de facto.

Anónimo disse...

Oh Grande Felino Hooligato,

Os superturbos serviram para ganhar dinheiro, ou melhor, para aumentar o saldo. e queres saber? lá ninguém faz raises utg com 72... Uma mesa dura pouco, jogam-se poucas mãos, mas as que se jogam podem chamar-se de Poker.

E tenta tu compreender: claro que não faz sentido tornar a Copa restrita. Isso é óbvio, mas sinto falta, por exemplo, de exercer a minha rivalidade com o petruzzi porque, agora, raramente estamos na mesma mesa. Repara: É optimo ter o leo sempre a matracar para te derrubarmos, é optimo nunca saber que jogo tem o roscas, é optimo ver o malaco foldar, é optimo ver o sona ou o lobo pensarem depois de um raise nosso e ficar a tremer so de imaginar o que eles podem fazer, é optimo ver as gargalhadas no chat quando tu es eliminado, eh optimo ver o beto e o leo puxarem um pelo outro, eh optimo ver a progressao de elementos como o nelovski e o tuff, eh optimo ver o estilo inconfundivel do wiseliar, eh optimo ver o oqcaralho ganhar..., e desculpem se me "esqueço" de mais algum "optimo" - é certo que me "esqueço". Sinto falta disso, eram pormenores como os que enumerei que me faziam vibrar com a Copa, que me faziam jogar na Bwin. Agora, com tanta gente, isso já não acontece tanto. Isto, so para te explicar a questao do "Velho-do-Restelismo".

Neste momento, os atractivos das Copas são poucos, porque, a meu ver, os novos elementos fizeram diminuir a competitividade e principalmente a rivalidade. Não é a mesma coisa estarmos NÓS a jogar e estarmos NÓS e uma série de pessoas indiferentes ao espírito da coisa que vão lá callar any two, porque o pay-in é de apenas 2dllrs. Basta ver que houve aí um período que, quer em comments quer em crónicas, o bom poker praticado era sempre realçado e agora isso não tem acontecido. Muito pelo contrário.

E, atenção, espero que novos elementos como SL Bosta, JoaoSLB e afins não me interpretem mal:
1)Desejo sinceramente que continuem a aparecer e que continuem a viver a Copa com intensidade com que já o fazem. Só assim ela faz sentido, pois até foi projectada para evoluir dessa forma, ou seja, com mais participantes assiduos.
Em todo o caso, isso não invalida que a Copa esteja descaracterizada em relação àquela que NÓS já conhecemos e na qual participámos com inteira dedicação.

Ninguém pode encarar isto como uma critica. Nem novos elementos nem os mais antigos e defensores da nova realidade. É só uma opinião.

Relativamente ao que disseste sobre os Circos, sabes tão bem quanto eu que não constam para a posteridade. Portanto, não substituem de forma alguma as Velhas-Copas.

Como criticar é fácil e o que a malta quer é alternativas , proponho que além da Copa Mundial, para a qual todo o Mundo está convidado, façamos uma Copa da Velha Guarda semanalmente. Isto, claro, se estiverem interessados. Também podíamos tentar dividir isto e arranjar um modo de competirmos por equipas, a Velha Guarda contra a Nova Guarda. Afinal de contas, os sempre presentes SL Bosta e JoãoSlb já trouxeram quase tantas pessoas para a Copa quanto as que tínhamos antes deles.

Para finalizar, relativamente à aquilo dos HU's em eliminatórias, o meu lugar pode ser ocupado por algum interessado. Não me atrai minimamente, além de que não tenho qualquer queda para o mano-a-mano, pode dizer-se mesmo que sou extremamente fraco nesse aspecto.

Aquele abraço à malta.

Anónimo disse...

subscrevo na íntegra o comentário do sapeitodos, inclusive a parte que se refere aos HU's.

RugbyWolf disse...

Meus caros,

A Copa não deve terminar de modo algum e não me parece que fazer uma Copa exclusiva para a Velha Guarda seja solução. Terminar a Copa, no mínimo, seria injusto para os novos elementos que a ela aderiram com entusiasmo e ver morrer MESMO uma competição que todos nós ajudámos o Gato a construir.

Concordo com o que diz o Sapo e reitero que não vou deixar de aparecer para jogar as Copas. A regularidade com que vou aparecer é que não será a mesma. Se forem ver os registos, estou de certeza entre os jogadores menos faltosos. À custa de sair mais cedo de alguns convívios de amigos e de, na última edição, por exemplo, ter sido cancelado à partida um jantar de secção do jornal porque eu "não podia" ir... O que me fazia ter estas opções era o gozo que me davam as Copas e todos aqueles pontos que o Sapo referiu. Como esse gozo praticamente desapareceu, a minha presença não será, seguramente, tão regular!

Gato, ninguém me bleffou com Q4, ganharam-me a mão com um call ridículo a um raise de 4BB's que causou a estupefacção na mesa. Conforme me disse um jogador que considero dos melhores naquelas mesas e que fez questão de me cumprimentar quando saí: "O mais chato é que aquele anormal não dura muito tempo". E assim foi! O que confirma que dar call com any 2 porque sentiram que vai bater não é jogar bom poker!

Acredito que a variância de tipo de jogadores nas nossas mesas estimule alguns elementos. Eu não desgosto e sei que a pissada que levei, com gajos a jogarem assim, vai ser mais lucrativo para mim 80% das vezes. Só lamentei (e nisso acho que todos concordam) o facto de o velho espírito da Copa ter morrido!

Saudações a todos!