novembro 02, 2005

Inter 2-1 FC Porto: A Cruz do senhor Adriaanse


POSITIVO
+ Um golo espantoso de Hugo Almeida, a marcar um livre tremendo que não embateu em ninguém, note-se, ao contrário de alguns cruzamentos/assistências que têm sido muito elogiados em Portugal, e foi anichar-se no ângulo superior da baliza "nerazzurra".
+ Defesa estratosférica de Vítor Baía a livre de Mihajlovic. Só para referir essa. Já nem vale a pena falar na Selecção Nacional, mas enfim...
+ Apesar de tudo, o FC Porto só depende de si próprio na luta pelo apuramento graças a novo empate entre o Glasgow Rangers e o Artmedia. O Inter tem 9 pontos, escoceses e eslovacos 5 pontos. Os dragões têm de vencer o Rangers (casa) e o Artmedia (fora) para atingir os 9 pontos. A ser assim, terão pelo menos o segundo lugar garantido. No entanto, convém não esquecer que o 3º lugar dá apuramento para a Taça UEFA e que, olhando ao estatuto de cabeça-de-série que o FC Porto teria nessa prova, se calhar pode ser desportivamente mais aliciante do que levar com um colosso nos oitavos-de-final da Champions.

NEGATIVO
- Ronald Koeman foi derretido pela Comunicação Social e apelidado de medroso em Manchester. Adriaanse, a ganhar em Milão contra uma equipa psicologicamente abalada, primeiro tirou Alan para reforçar o meio-campo com Raul Meireles. Ainda se percebe. Depois, trocando Paulo Assunção por Bruno Alves, a equipa ficou encostada às cordas, aguardando o fatal desfecho que se adivinhava. O holandês continua a ser pelo "8 ou 80". Alguém lhe explica o que quer dizer equilíbrio?
- Mais uma vez os defesas-centrais do FC Porto a darem barraca. Pedro Emanuel entrou à bola no lance da grande penalidade como nem um júnior pode fazer, oferecendo o empate ao Inter. Depois, é comido de cebolada pela movimentação de Júlio Cruz no segundo golo. O que é feito de Jorge Costa, meus amigos, e como é possível toda a gente engolir esse afastamento de uma forma tão plácida?
- O senhor Adriaanse justifica a chamada de Bruno Alves pelo facto de precisar de mais altura na defesa. Perdeu com um golo de cabeça. O homem, para além de burro e teimoso, não tem sorte nenhuma...