outubro 15, 2010

Os segredos do rake cobrado pelas salas de poker e os... custos da legalização


Assunto foi levantado, e muito bem, pelo EV Consultant, baseando-se no que foi publicado aqui.
A procura de uma sala para jogar normalmente é baseada no que está à vista dos jogadores. O bónus, o rakeback, o software, em alguns casos no trâfego da sala e características do field. Todavia, e tal como o EV realça, o que parece um bom negócio pode ser péssimo se as diferenças de rake a jogar cash, como se pode ver na tabela de 6max publicada em cima, tiverem um impacto dramático na winrate mensal. Sendo algo que, para o comum jogador, pode não ser fácil de discernir, mas se revela determinante para quem pretende obter um retorno estável do poker. Note-se, como exemplo, que em NL10, e excluindo eventuais deals, a Full Tilt cobra praticamente mais 40% do que a Stars.
Cada um analisará a tabela da forma que isso poderá ser mais útil para o seu jogo, dado que estamos apenas a falar de ring e não de torneios, onde as fees são mais claras. Todavia, olhem bem para a última coluna e vejam o que sucede na Pokerstars.fr, o ramo da Stars que foi licenciado para o mercado francês. Com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional a fazer pressão no sentido de que as apostas desportivas sejam regulamentadas, não seria surpreendente se o poker fosse englobado em alguma medida caça-impostos no sentido de ajudar a encobrir o despesismo do Estado. O cenário da legalização afigura-se bem menos agradável do que parecia à primeira vista se a via das salas, por cá, for a mesma que se tem feito sentir em França, aumentando os custos para os utilizadores. Estaremos atentos.

12 comentários:

Gato disse...

Um exemplo prático relacionado com torneios:

- se jogarmos um DON turbo na Stars de $1, a fee é de 0,10.

- se optarmos por um DON normal de $1, a fee é de 0,15.

Para o jogador recreativo, isto pode não dizer nada. Para quem defina como objectivo jogar 1000 DON's, está em causa um aumento de $50 nos custos. Tendo em conta que o valor de profit em cada DON em ritmo normal é somente de 0,85, é só fazer as contas.

O break even nos turbos surge aos 611 DON's vencidos.

O break even nos de ritmo normal surge aos 677 DON's vencidos.

Profit? É quase jogar para aquecer.

Siga!!!

zeni7 disse...

Já há uns tempos pensei nisso.

http://zeni7.blogspot.com/2010/08/whoring-chalange-rumo-ao-poker.html

Se quiserem ir buscar ai graveto pode a coisa ficar muito feia para jogar. Com os jogos cada vez mais difíceis ficará mt difícil tirar qualquer profit.

Outro exemplo interessante do rake nos DON. Muitas vezes não se joga na Stars por não dar rakeback. Mas por ex. um jogador de Dons Turbo de 10$, paga na Stars 10,40$ e se jogar muitos entra no sistema vip com rewards interessantes, com um superdeal de 60% na Ongame paga 11$ e recebe 60c. depois, já sem qualquer reward adicional. Os deals são às vezes muito enganadores é preciso fazer as continhas todas.

zeni7 pitagórico disse...

Por falar em contas essas dos Don estão mal:

Dons 1,1:
Break Even (55%Win): 550 vitórias.

Dons 1,15:
Break Even (57,5% win): 575 vitórias

Btugalover disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Btugalover disse...

Já tinha comentado no blog do ev.

É realmente interessante a comparação. Pode fazer muita diferença na winrate de cada um. Pena não ter todas as redes.

Se pretenderem adicionem:

http://www.4pokerstudy.com/

Yuranus disse...

A Lock poker onde nos dons de 1$ o fee é .08 ( logo menos que .1).

e ainda damos os 35% de rakeback + outras coisas rakes troca de pontos etc.

ou seja
+20$ da diferença .08 para .1
+ 35%rakeback dos 80$ gerados

nuff said

Anónimo disse...

boas

ainda hj em jeito de comparaçao,sem me alongar mt no meu blog,disse isso...andamos ali a trocar $.nao e facil os jogos hj em dia.de resto eu penso k a rake i importante.por isso mesmo ainda ha pouco tempo na altura do chilli,aki no karaoke,numa noite de "reuniao",a maior parte da nata tuga que joga cash...so falava numa coisa"RAKE",agora eu falo por mim,na altura que começei a jogar,abri N contas mal...e agora arranjar um deal....hmmmm

nezzi

Yuranus disse...

nezzi arranjar um deal? tio yuran

:D

Anónimo disse...

yuran:ja nao tenho??

nezzi

zeni7 disse...

Dons 10

Salas não stars com bónus

Stars 10,4 + reward = +/- 10,33
Stars 10,8 + reward = +/- 10,65
Cake 10,7 + 55% bonus = 10,31
Ipoker 11 + 55% bonus = 10,45
Merge 10,7 + 35% bonus = 10,55
Ongame 11 + 55% bonus = 10,45
Party 11+ 20% bonus = 10,8
PKR 11+ 30% bonus = 10,7

Os deals são aqueles que se conseguem arranjar por aí. Em alguns casos poderão ser consideradas races ou first deposits que podem mudar muito as contas. Também se deve ter em conta a oposição nos torneios, que varia de sala para sala, e a estrutura dos mesmos, sendo que algumas salas só oferecem turbinados e noutras a versão normal é extremamente demorada. Se alguém joga Dons espero ter ajudado; em amostras grandes as diferenças poderão ser significativas.

Yuranus disse...

Agora nao tenho tempo para te responder com numeros mas zeni no que respeito a minha sala alem do rakeback tens que contar com a race chase + com a troca de pontos por $ mas amanha faço-te as contas sem stress agora vou sair

zeni7 discipulo de baku disse...

já vi que saíste mesmo. acho que te vi nas galerias paris. mas tava cumas nenas e qd te ia cumprimentar desapareceste. já vi que a lock é mt bom só tenho no que toca buy in. Só tenho dúvidas enm relação ao tráfego. O software da sala é top isso é indiscutível. Um dos gajos da leaderbord dos dons vem de lá por isso a oferta tem mesmo de ser boa.