A boa carreira dos clubes portugueses nas competições europeias trouxe-nos de volta ao 6.º lugar do ranking da UEFA. É um detalhe sempre animador para um país pequeno e permanentemente em crise, mas que tem um efeito estrondoso: a manter-se, permitirá a Portugal ter dois clubes a entrar directamente na Liga dos Campeões de 2012/13, com outro emblema a disputar a pré-eliminatória e a poder aspirar a ter o êxito do Sp. Braga este ano. É como, literalmente, encontrar um pote cheio de ouro no final do arco-íris.
Muita da recentemente inflamada conflitualidade no futebol português deriva do facto de apenas um clube ter garantido o acesso aos milhões da Champions (o FC Porto sacou 18,7 milhões em 2009/10 sem contar com a bilheteiras...), o que leva os dirigentes a usarem toda a artilharia disponível no sentido de combater os rivais. Se aguentarmos a pressão da Rússia esta época, o que deve acontecer porque eles dividem os pontos por 6 equipas e nós apenas por 5, o cenário torna-se bem mais sorridente. É que, após a próxima época, os russos vão perder os pontos da sua melhor temporada (contam apenas os últimos 5 anos), dando quase a garantia de que, em condições normais, o figurino de dois clubes portugueses a aceder directamente aos grupos da Champions se vai estender por alguns anos. Dado que o Fado e Fátima pouco nos animam nos tempos que correm, salve-se ao menos o Futebol.
PS: Soube-se hoje que Portugal, na vertente da Selecção Nacional, mantém o 8.º lugar no Ranking da FIFA. Tudo bem que já estivemos em 3.º, mas não deixa de ser impressionante este protagonismo de um país tão pequeno.
2 comentários:
é pena o SLB não contribuir mais para estes pontinhos.
e eles a pensar que tavam a jogar contra o AROUCA . tb vao jogar 10 contra 15 , sem luz no tunel
Enviar um comentário