janeiro 31, 2005

Fernandez, levas com o stick ou chegam os patins?

A derrota de ontem com o Braga convenceu o FC Porto a estudar a substituição de Victor Fernandez. Administradores da SAD estiveram ontem à noite reunidos, depois do encontro, para avaliar as possibilidades que se colocam. Ao que o Jornal O JOGO apurou não estava ainda tomada uma decisão, tanto mais que o recurso a treinadores estrangeiros parece despropositado porque obrigaria a mais um período e adaptação, forçosamente prejudicial para a equipa. À hora a que fechou a edição do referido diário desportivo, havia já um administrador encarregado de avançar com algumas conversas preliminares, tendo em vista conhecer a disponibilidade de uns quantos técnicos portugueses debatidos durante a reunião. No entanto, não tinha ficado completamente posta de parte quer a continuidade de Fernandez quer a contratação de um técnico estrangeiro, caso esteja livre um que tenha conhecimento da nossa SuperLiga. O FUTSÁBADO tem um dedo que adivinha, e segundo o qual pode estar a caminho do Dragão outro técnico espanhol. Bem nosso conhecido, por sinal.

janeiro 29, 2005

FÓRUM: Ecos do Clássico


Está aberto o indispensável espaço de discussão para os intevenientes em mais um Clássico poderem dissecar o que se passou em campo. Bom debate.

janeiro 28, 2005

CD-48: Convocation Day


Mais uma sexta-feira, mais um clássico, mais uma convocatória. Esta semana, a grande notícia é o facto dos nossos adversários terem assumido a designação de NEW TEAM. No entanto, como chegou ao nosso conhecimento que os SUPER8 estão a sentir algumas dificuldades para formar a sua equipa, nada melhor do que utilizar os Comentários para os acertos que sejam necessários. Os Capitães que digam da sua justiça. Queremos ouvi-los.

SESSÃO PIRATA: Melhor que 8, só 18!!!


O FUTSÁBADO tomou conhecimento da realização de mais uma interessante SESSÃO PIRATA, um modelo destinado a complementar os Clássicos de uma forma mais descontraída, e normalmente realizado a horas impróprias. Desta vez, os CORSÁRIOS, equipa formada na égide dos SUPER8, bateram os PERNAS-DE-PAU, genericamente ex-Galácticos, por 18-8. Aqui fica a ficha de jogo possível. Aguardam-se contributos, opiniões e relatos adicionais nos Comentários, como habitualmente:

CORSÁRIOS:
Baldano, Guru, El Nueve, El Eu, El Turco.

PERNAS-DE-PAU:
Anónimo, Diego, El Chapero e outros dois elementos não-identificados.

janeiro 27, 2005

FUTBOLAS-41: Duelo de "misters"!!!


O autoritário BALDANO, conhecido adepto e intérprete do futebol prático e directo...

...ou o estratega MestreDaRede, devoto da componente táctica do jogo.

Decidam vocês quem tem pinta para ir mais longe nas "guerras dos bancos". No FUTSÁBADO FOTOLOG pode ser que encontrem mais algumas surpresas.

janeiro 26, 2005

Morrem os Galácticos, nasce a NEW TEAM!!!


Foi anunciada no FUTSÁBADO, por via informal, uma metamorfose nos nossos habituais adversários dos sábados de manhã. Os Galácticos, pela voz do seu capitão, o respeitado Keeper, anunciaram que a partir desta semana passarão a designar-se por NEW TEAM, por razões que são exclusivamente do foro interno da equipa, razão pela qual vamos guardar a nossa fina ironia para momento mais oportuno. O MestreDaRede deixa aqui uma mera sugestão de logotipo para uma formação que, apesar de ter elementos bem nossos conhecidos, pretende agora assumir um novo perfil colectivo. Os SUPER8 encaram com expectativa os efeitos desta nova identidade, sempre em nome da saudável competitividade dos Clássicos.

janeiro 21, 2005

CD-47: Convocation Day


Mais uma sexta-feira, mais um clássico, mais uma convocatória. Antes do jogo propriamente dito, há que dizer aos capitães de equipa dos SUPER8 e dos GALÁCTICOS: "Façam o vosso jogo!!!"

Houve moralidade ou comeram todos?


Nuno Cardoso é arguido por alegado favorecimento ao FC Porto. Para quem tem a memória fraca, nada como clicar neste link. Então em Lisboa ninguém meteu a mão no prato?

FUTBOLAS-40: Se não sabiam, ficaram a saber...

A União Belga de Futebol anunciou hoje a decisão de mandar repetir o encontro entre o Anderlecht e o La Louvière, da 12ª jornada da I Divisão belga, disputado a 6 de Novembro passado, devido ao facto de, no primeiro golo da equipa de Bruxelas, que ganhou o encontro por 2-1, marcado por Walter Baseggio, a bola ter rebentado antes de entrar na baliza contrária. O árbitro considerou o golo válido, mas a União belga de Futebol, com base no recurso ao vídeo, decidiu mandar repetir o jogo, tendo em conta que "a bola rebentou antes de ultrapassar a linha de golo, pelo que o golo não pode ser considerado válido, como indicam os regulamentos".

janeiro 19, 2005

SUPER8 e GALÁCTICOS na mira do Dínamo de Moscovo?


Tendo em conta as investidas que o milionário russo Alexei Fedorichev anda a fazer no mercado português, o FUTSÁBADO tem plena consciência de que é somente uma questão de tempo até ser abordado algum elemento dos SUPER8 ou dos GALÁCTICOS venha a ser alvo de uma proposta irrecusável, dada a qualidade demonstrada pela maioria dos atletas na corrente época desportiva. No sentido de defender os interesses dos nossos atletas, estamos a pensar criar a FUTSÁBADOFOOT, uma entidade destinada a intermediar eventuais transferências que venham a verificar-se. Estamos somente à procura de alguém que esteja disposto a ser o nosso Agente FUFA. Em breve daremos mais notícias.

janeiro 16, 2005

FÓRUM: Segundo Clássico de 2005!!!!


Comentários, gabarolices, informações, críticas, provocações. Espaço aberto para tudo o que diga respeito ao Segundo Clássico de 2005, entre os GALÁCTICOS e os SUPER8. Podem começar pelo resultado e as equipas, para quem não souber.

janeiro 14, 2005

CD-46: Convocation Day


O tempo voa, e aqui está mais um Convocation Day. Os SUPER8 e os GALÁCTICOS voltam a medir forças, cabendo aos Capitães de equipa elaborarem a sua convocatória para que tudo decorra tranquila e organizadamente. Os Comentários estão à vossa disposição.

SESSÃO PIRATA: CORSÁRIOS vencem por 10-9

As SESSÕES PIRATA são sempre jogos interessantes. Desde logo porque normalmente as equipas não estão tão rotinadas, o que permite a existência de mais espaço para jogar, mais situações inesperadas, sempre com os níveis de competitividade elevados. Desta vez, o jogo foi marcado para a meia-noite, no Campo B do MyIndoor, na Maia. A equipa dos CORSÁRIOS, composta maioritariamente por elementos dos SUPER8, venceu por 10-9 um misto de atletas que designaremos, dentro do espírito temático das SESSÕES PIRATA, por PERNAS-DE-PAU, onde pontificavam três elementos da égide dos GALÁCTICOS. Em teoria, estava tudo feito para que a equipa com nome de gelado vencesse com tranquilidade, dado ter três elementos de cariz ofensivo e grande disponibilidade física. Todavia, uma vez mais ficou comprovados que os melhores prognósticos são os que se fazem no final do encontro.
O adiantado da hora e o desgaste sofrido ao longo de quase 75 minutos de competição já não permitem ao autor da crónica ter grande clarividência, mas se a memória não o atraiçoa, a maior diferença no marcador aconteceu quando os CORSÁRIOS se colocaram em vantagem por 9-5, sempre com o Malako em grande noite. No entanto, até pelas características do jogo, sem suplentes para rodar e com a bola sempre em movimento, os PERNAS-DE-PAU encetaram uma reacção notável, à qual foi dada uma resposta corajosa por parte dos CORSÁRIOS. Desta vez, não podem vir com a música do costume sobre as exibições do Baldano, embora ele tenha sido importante como elemento da equipa, dado que em oportunidades falhadas as equipas estiveram perfeitamente equivalentes. O tempo de jogo esgotou-se à 1h30 da madrugada, com o resultado de 10-9 que anteriormente referimos, e já depois de ter acontecido um fantástico penalty "à Oliveiros", com o nosso querido Anónimo a mostrar que sabe aprender com os verdadeiros craques do mergulho na área, desafiando as leis da física para ludibriar o inexistente árbitro. Adiante.
Mais preocupante foi o facto do Baldano ter causado severos danos na instalação eléctrica do "hangar" onde se realizam os jogos no MyIndoor. Só faltou saltar faíscas, estando tudo documentado no FUTSÁBADO FOTOLOG. Aqui fica a ficha de jogo e os Comentários estão abertos para as habituais e acaloradas trocas de opinião:

CORSÁRIOS: Baldano, Guru, MdR, El Turco, Malako.

PERNAS-DE-PAU: Vasconcell (como as pilhas Duracell...), Keane, Diego, Anónimo, Dmitri (ou algum dos seus outros pseudónimos...).

Ligações e Créditos:

SESSÃO PIRATA no FUTSABADO FOTOLOG

Parabéns ao EL SIETE pelo seu aniversário!!!


Ainda bem a tempo, o FUTSÁBADO vem por este meio dar os parabéns ao seu grande craque Rui Ferreira, conhecido nos meandos por EL SIETE, que cumpriu 28 anos. Mesmo sujeito ao desgaste da vida de casado, não há dúvidas de que ainda tem muito para dar aos SUPER8, que embora já tenham aprendido a sobreviver sem as diabruras do seu pé esquerdo, certamente agradecem sempre que o EL SIETE aparece para nos dar alegrias e atormentar os adversários. Um abraço em nome de todo o pessoal.

janeiro 11, 2005

SUPER8 8-6 GALÁCTICOS: Arranque SUPER em 2005

O primeiro clássico de 2005 vai, com certeza, ficar gravado na memória dos SUPER8 por alguns tempos. Os GALÁCTICOS estavam avisados da possibilidade de "revanche" futebolística dos seus adversários, principalmente depois do desaire na primeira Sessão Pirata do ano. E assim foi! Não estiveram os oito em campo mas os que estiveram (seis) foram SUPER!!!
O jogo, para não variar, começou com muito equilíbrio: os GALÁCTICOS atacavam em quantidade mas esbarravam sempre na barreira defensiva muito bem formada pelos S8. O 0-0 manteve-se durante 10/15 minutos, altura em que o Pissa conseguiu atirar uma bola para as nuvens com a baliza toda aberta. Como quem não marca sofre, os S8 marcaram 3 golos de uma assentada perante a desorganização defensiva dos GALÁCTICOS.
Já está mais que visto que marcar golos aos S8 não é uma tarefa propriamente fácil, muito menos quando estes se encontram em vantagem e com o Baldano em dia sim. Perante este facto, o desenrolar do jogo não foi muito surpreendente. Num ritmo muito intenso, impróprio para cardíacos, os S8 com maior ou menor dificuldade foram segurando a vantagem chegando aos 6-3.
Foi nesta altura que os GALÁCTICOS despertaram e foram com tudo para cima dos S8, apostando na velocidade do Keeper no ataque e apoiados por um Anónimo bem mais perto dos seus melhores momentos. Não fora, mais uma vez, a excelente organização defensiva dos S8 bem como uma excelente exibição do Baldano e o resultado final seria outro. Quanto mais perto ficava do fim do jogo mais as duas equipas lutavam pela vitória, diria eu que este foi um dos jogos mais bem disputados por ambas. O resultado mantinha-se a favor dos S8 mas apenas por um golo de vantagem (7-6), quando num lance azarado do Keeper os S8 matam o jogo a seu favor com o resultado final de 8-6.
Uma pequena nota final para o regresso do El Siete que saiu da toca e ajudou bastante os S8 com o seu drible curto, capaz de por qualquer defesa com os cabelos em pé e também com uma participação muita activa no jogo. Bem vindo seja! Parabéns às duas equipas pelo bom futebol praticado e parabéns aos S8 pela 1º vitória do ano. Com jogos destes vale bem a pena acordar cedo ao Sábado de manhã...

Autor da Crónica: Keeper

janeiro 10, 2005

FUTBOLAS-39: Sporting na liderança. Que filme!!!



Classificação da SuperLiga à 16ª jornada:

1.º Sporting, 31 pontos
2.º Boavista, 30
3.º FC Porto, 30
4.º Sp. Braga, 29
5.º Benfica, 28
6.º V. Setúbal, 24
7.º União de Leiria, 23
8.º Marítimo, 23
9.º Rio Ave, 22
10.º V. Guimarães, 19
11.º Gil Vicente, 19
12.º Estoril-Praia, 18
13.º Nacional, 18
14.º Belenenses, 18
15.º Penafiel, 17
16.º Moreirense, 15
17.º Beira-Mar, 14
18.º Académica, 12

janeiro 08, 2005

FÓRUM: Primeiro Clássico de 2005


Comentários, gabarolices, informações, críticas, provocações. Espaço aberto para tudo o que diga respeito ao primeiro Clássico de 2005, entre os GALÁCTICOS e os SUPER8.

FUTBOLAS-38: "El Bombardero" interessa aos SUPER8


Mesmo confrontados com uma imitação barata dos "nicks" de vários dos seus elementos, os SUPER8 estão dispostos a medir forças no mercado de Inverno com um dos clubes ditos pequenos da nossa SuperLiga pela contratação do "El Bombardero".
É que o Estoril venceu o Vitória de Setúbal, mas nem por isso deixa de trabalhar para tentar garantir tranquilamente a permanência. Já tínhamos por cá a versão blindada, o "Tanque" Silva do Beira-Mar, agora podemos passar a contar com a força aérea, por via do "El Bombardero". É essa a alcunha de Roberto Brown, um dianteiro panamiano de 27 anos e 1.85m de altura que aparece na foto a comemorar um golo. Alegadamente, devido à potência do seu remate. Ou assim deve ter garantido o seu empresário. Andou pela Moldova, jogava no Salzburgo, e agora vai treinar à experiência na Amoreira, aguardando o parecer de Litos. Se chegar a assinar, os títulos nos jornais estão garantidos. Se ficar livre, os SUPER8 podem ir ao mercado de Inverno e garantir esses títulos mas é para o FUTSÁBADO...

janeiro 07, 2005

SESSÃO PIRATA: La Crónica


No dia em que os Galácticos (espanhóis) conseguiram uma vitória histórica, em apenas 6 minutos de jogo, os GALÁCTICOS (Verdadeiros) não lhes ficaram atrás levando de vencida os SUPER8 por 9-7. Dito assim parece fácil mas não foi. Os S8 fizeram o que lhes já é habitual, lutaram até ao último minuto e estiveram muito perto de conseguir a reviravolta no marcador.
O jogo começou muito equilibrado , sem que o resultado se dilatasse muito para qualquer lado. Foi assim até aos 5-4 a favor dos GALÁCTICOS. A partir deste momento os GALÁCTICOS conseguiram estar por duas vezes com três golos de vantagem (7-4 e 8-5). No entanto, foi aqui que veio ao de cima o espírito de guerreiro dos S8, que mesmo privados de uma das suas pedras mais influentes (Baldano) quase conseguiram dar a volta ao marcador, chegando ao 8-7. O resultado final resulta de um golo de (mais) um novo elemento dos GALÁCTICOS, o Nuniter, que foi o melhor marcador do jogo ao apontar 5 golos.
A casa escolhida para o primeiro Clássico do ano, mesmo sob a égide especial das SESSÕES PIRATA, não é de certeza a preferida do pessoal, mas sobretudo uma opção muito válida tendo em conta as outras (ou outra) opções. Em face do que se passou no primeiro embate de 2005, não seria de admirar se os SUPER8 entrassem amanhã em campo com vontade extra de vingarem este desaire. Aqui fica a ficha de jogo:

SUPER8: Anónimo, El Malako, El Guru, El Eu e El Prof.

GALÁCTICOS: Diego, Brandão, Mafioso, Keeper e Nuniter.

Relato (muito) bem elaborado pelo KEEPER.

CD-45: Convocation Day


Mais um sábado, mais uma viagem. Por um infeliz desencontro logístico, a crónica da SESSÃO PIRATA apenas estará online durante esta tarde. Entretanto, os Capitães de equipa podem ir tratando das convocatórias para o Clássico de amanhã. Força nesses Comentários.

janeiro 04, 2005

Digam o que pensam desta descoberta do GURU!!!


Caros amigos, analisem esta possibilidade descoberta pelo GURU para começarmos a utilizar nos nossos Clássicos, e digam alguma coisa nos Comentários. Para acederem ao site da estrutura em questão podem clicar aqui.

Qual a táctica para o primeiro jogo de 2005?


Com alguns aspirantes a craques que por aí andam, realmente tentar implementar tácticas é como falar chinês. Ainda vivem na era do "TM", o famoso "tudo-a-monte" onde nem sempre a habilidade consegue disfarçar a anarquia. No entanto, nos abnegados SUPER8, a organização e a entreajuda fazem regra, pelo que a isso também devemos juntar alguma planificação atempada. Para que este factor esteja presente, nada melhor do que começar desde já a preparar a "rentrée" futebolística, após a paragem para o Natal e "Reveillon". Sugere-se que os capitães de equipa comecem desde a contar espingardas e a fazer as suas previsões, dado que me parece que os nossos adversários serão uma vez mais os GALÁCTICOS. Para quem gosta de recordações nostálgicas, podemos relembrar que os SUPER8 bateram os ARROJADOS por 10-4 no primeiro jogo de 2004, que pode ser lembrado através de um mergulho nos Arquivos dessa altura. Utilizem bem os Comentários, um espaço que está sempre à vossa disposição.

FUTBOLAS-37: Novo país, velha estória...


É caso para usar a expressão em inglês: "New country, same story". José Mourinho foi para o futebol inglês, mas continua no centro das atenções, a ser o pomo da discórdia, a ser o fiel da balança pelo qual os outros têm de se medir. Até os mais insuspeitos e laureados "sirs" do futebol britânico. Em entrevistas separadas à BBC, mas curiosamente afins nos propósitos, Alex Ferguson, treinador do Manchester United, e Arséne Wenger, treinador do Arsenal, uniram esforços e teceram considerações sobre a carreira e o futuro do Chelsea, treinado pelo português José Mourinho. "O Chelsea tem tido alguma sorte mas no final da época essas coisas equilibram. Está provado que as equipas podem vacilar, isso já nos aconteceu a nós. O Chelsea sabe que vai perder pontos. O que interessa é ver como é que lidam com isso...", disse Alex Ferguson.
Quanto a Arséne Wenger, é ainda mais incisivo na sua análise ao Chelsea, de Mourinho: "Sei por experiência que muitas equipas já estiveram na frente em Janeiro mas não ganharam o campeonato. É um desafio psicológico difícil, sobretudo quando os clubes que vêm atrás são fortes. Quando se está na frente e todos dizem que já ganhámos o título temos de enfrentar o facto de que a partir daí podemos perder... Se atentarmos nos jogos recentes do Chelsea, dá ideia de que as coisas já não estão a ser muito fáceis para eles".
Depois dos "gimbras" de cá (Manuel José, Toni, Octávio, Jaime Pacheco...), agora serão os de lá a ter de traduzir e interiorizar uma expressão que aqui este vosso amigo adaptou a uma realidade que, goste-se ou não, é incontornável na realidade futebolística actual, pelo menos até que alguém prove o contrário: "O futebol são onze contra onze, e no final ganha... o Mourinho!!!"