setembro 16, 2010

José Mourinho em missão de salvamento da Selecção Nacional por 2 jogos?


É a notícia futebolística do dia. Gilberto Madaíl vai tentar, em Madrid, convencer José Mourinho a assumir o comando da Selecção Nacional nos próximos jogos de qualificação para o Euro'2012, frente a Islândia e Dinamarca. Assim, seria possível agitar as águas e motivar os jogadores e o País, depois do descalabro que foi o magistério de Queiroz, ganhando tempo para que o próximo técnico pudesse ser contratado com ponderação, preparando os 4 jogos que ficam a faltar com "tranquilidade". Tendo em conta a influência que o empresário Jorge Mendes detém junto de Portugal, e as sucessivas declarações de Mourinho nas últimas semanas falando sobre o seu desejo de "um dia" orientar a Selecção, se não houvesse pelo menos um mínimo de possibilidade desta ideia avançar seguramente que não haveria luz verde para que Madaíl se deslocasse a Espanha. Em pano de fundo, não podemos esquecer, está a candidatura ibérica ao Mundial, de 2018 ou 2022, não sendo nada conveniente para os interesses conjuntos que a equipa das quinas, e Cristiano Ronaldo, ficassem fora do próximo Europeu. Por outro lado, os comentadores que se precipitam dizendo que se trata de uma ideia estapafúrdia esquecem-se de um detalhe: nas datas destinadas às selecções, José Mourinho fica literalmente sem jogadores para treinar dado que o Real Madrid está cravejado de internacionais. Na última paragem, tinha tão poucos atletas disponíveis que os integrou no Castilla e entregou a liderança das operações ao treinador da equipa B dos merengues. Por isso, não me parece assim tão mirabolante que a FPF venha a conseguir o assentimento de "El Especial" para a missão de salvamento imposta pela perda de 5 pontos contra Chipre e Noruega. Seria a tal chicotada psicológica que tanta falta está a fazer à Selecção Nacional.

4 comentários:

Luis "luisribas" Ribeiro disse...

A ideia é boa, mas acho dificil o Mourinho aceitar este desafio nesta fase.

Todos lhe conhecemos o enorme ego (e claro as qualidades como treinador) e não sei se assumir a Selecção Nacional nesta fase e apenas durante 2 jogos será EV+ para ele.

De facto, se a Selecção não responde e ele não consegue ganhar os dois jogos, acaba por ser uma mancha numa 1ª passagem pela Selecção.

Penso que tenha mais a perder do que a ganhar.

No entanto, verdade seja dita, se por qualquer razão as coisas não resultarem, facilmente ele justifica tal facto com o Queiroz... o homem tem as costas largas!!

Realmente não vejo o Mourinho nestes 2 jogos como Selecionador mas... há que não descurar o poder do Jorge Mendes!!

Afinal o homem já conseguiu ter 11 jogadores dele no onze inicial, por isso...

Anónimo disse...

pois, ouvi esta noticia de manha e sinceramente não me espantou.

Julgo que era algo inedito no nosso futebol, mas..não seria de todo descabido e os lobbies que o nosso futebol tem, seriam seguramente receptivos a esta ideia.

Resta saber se MOU, pondera os pros e contras desta abordagem.

Algo tem de ser feito, e esta viagem relampago a madrid denota a instabilidade no seio da fpf. incerteza e insegurança.

vamos ver o que isto dá, mas..acho dificil, independentemente de o mourinho ter ou não ter o seu plantel para treinar.
esta ao serviço do clube....


MOLICEIROS

Gato disse...

É mesmo isso, Luís..

Em teoria, seria uma ideia ridícula. Mas, se calhar, é precisamente o ego do Mourinho que o pode levar a aceitar.

Na prática, daqui a 3 semanas, quando houver nova paragem das selecções, a verdade é que o José Mourinho vai ficar outra vez parado e sem nada para fazer em Madrid, dado que os jogadores vão estar fora.

Entre ficar em Espanha a ver os treinos do Castilla ou dedicar 2 semanas a orientar Portugal, conseguindo quase por inércia, com a sua presença, que todo o ambiente mude em torno da Selecção, acho que é mesmo muito EV+ para ele.

E como o homem gosta de ser o centro das atenções...

Titinho_11 disse...

Mas pra alem de gostar de ser o centro das atençoes consegue faze-lo sempre pela maneira de sair por cima ou nao???
E kem menos k ele pra gostar de desafios dificeis??'
Nao tem medo do erro ou acho que nem pensa em falhar ou "se corre mal" so tem olhos pro sucesso e só pensa no que esse sucesso lhe trará.

Acredito bem k aceite e que seja um incentivo pros jogadores que escolher porque nao vai mudar muita coisa,mas a motivaçao dos jogadores muda e muito e talvex seja apenas isso que se precise pra correr jogar a bola e ganhar jogos.