março 29, 2010

Chip Leader: Eles jogam por aí


Um dos jogadores profissionais de poker portugueses que mais admiro chama-se Ricardo Sousa. No mundo desta modalidade, é tão conhecido pelo seu nome próprio como por LostLucky, o nick que utiliza na mesas. O recente convite que recebeu para estar presente no European Cash Game, um evento especial televisionado, foi a confirmação do seu prestígio internacional, onde o 2.º lugar no Pokerstars European Poker Tour de Varsóvia continua a ser o desempenho de referência numa carreira com vários lugares de relevo em grandes torneios, para um total de prémios superior a 386 mil euros.

Certa vez, estando sentado ao seu lado na mesa, o Ricardo comentou que, nos torneios que realizava no estrangeiro, não raras vezes lhe perguntavam se tinha alguma coisa a ver com o jogador de futebol Ricardo Sousa. Estranho? Nem tanto. Na altura, o filho de António Sousa ainda mantinha o vínculo ao Hannover 96 e beneficiou da forte exposição mediática da Bundesliga para ganhar alguma notoriedade na Europa central.

Com a sua pitada de ironia, o Ricardo Sousa futebolista também se apaixonou pelo poker e, ganhando rodagem num círculo de ilustres amigos aveirenses, a maioria deles com currículo invejável, atirou-se de cabeça para os torneios de maior dimensão. A primeira experiência aconteceu num Super Satélite, em Espinho, em dezembro de 2008, ficando em 29º entre 170 inscritos. A glória chegou, finalmente, este mês, quando terminou em 3º lugar a Etapa 3 da Pokerstars Solverde Poker Season, recebendo 8.276 euros pelo seu esforço.

Na verdade, o médio criativo que chegou a encantar com as camisolas de FC Porto, Boavista e Beira-Mar é apenas mais um exemplo de jogadores de futebol, no ativo ou retirados, que não resistem ao apelo do poker. A lista inclui Sheringham, Brolin, Cascarino, Timofte, Vieri, Shevchenko, Dhorasoo e muitos outros. A competitividade e a adrenalina são poderosos pólos de atração, no poker, para quem só saber viver dando tudo para chegar à vitória.

Depois do Record Poker ter revelado que a equipa de futsal do Benfica era louca por este jogo e correrem rumores sobre a prática de poker online em locais tão prestigiados como as concentrações da Seleção Nacional de futebol, era altura de alguém desbravar o caminho. Ricardo Sousa, aos 31 anos, temporariamente sem clube depois de ter deixado o NK Drava, da Eslovénia, deu o exemplo. Veremos quem será o próximo desportista português de relevo a vencer o preconceito e a dar a cara num evento público. Entretanto, não tenhamos dúvidas: eles jogam por aí.

Publicado em stereo com o espaço de Opinião Chip Leader disponível no Record Poker

Sem comentários: