agosto 14, 2009

Arranca hoje a Liga de futebol 2009/10 com os 3 grandes outra vez muito à frente da "concorrência"

Se não fosse por mais nada, os orçamentos chegariam para entregar o favoritismo no campeonato a FC Porto, Sporting e Benfica. Os três "grandes" são responsáveis por bem mais de metade (63,2 por cento) da soma dos gastos previstos pelos 16 clubes da Liga para esta temporada. Juntos, os três primeiros classificados da época anterior gastarão 92,5 do bolo geral de 146,36 milhões de euros. Os outros 13 clubes investirão, no conjunto, 53,8 milhões de euros (36,8 por cento).
O FC Porto é o que projecta ter as maiores despesas (40 milhões de euros), seguido de Benfica (30) e Sporting (22,5) - nestes valores não estão incluídas as verbas gastas em contratações de jogadores. O Sporting de Braga tem o quarto orçamento mais alto, nove milhões de euros. Só mais três equipas terão gastos acima dos ou iguais a cinco milhões de euros: Marítimo (7), Guimarães (6,913) e Nacional (5). Seguem-se Rio Ave e União de Leiria (4), Belenenses (3,7), Académica (3,647), Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal (2,5), Naval (2,4), Leixões (2) e Olhanense (1,2).
FC Porto e Benfica foram também os que fizeram circular mais dinheiro no mercado de transferências. O campeão gastou 25 milhões de euros, mas teve receitas muito grandes no capítulo das vendas, transferindo Cissokho, Lucho González e Lisandro López por um valor global de 57 milhões de euros. Os portistas ainda venderam vários jogadores que não faziam parte do plantel.
O Benfica gastou 24,34 milhões de euros para se reforçar e deixou sair Katsouranis para o Panathinaikos a troco de 2,5 milhões. O internacional brasileiro Ramires, contratado ao Cruzeiro por 7,5 milhões, foi a compra mais cara das "águias".
O Sporting esteve muito menos activo do que os concorrentes ao título, tendo investido apenas 3,6 milhões de euros na contratação do chileno Matías Fernández. As saídas de Alvalade aconteceram todas a custo zero.
Fora do universo dos "grandes", destacaram-se duas transferências, ambas para fora de Portugal. O Nacional vendeu Nenê, o melhor marcador de 2008/09, ao Cagliari por quatro milhões, enquanto o Braga recebeu três milhões do Dínamo Moscovo para libertar Luís Aguiar.

Artigo publicado pelo Jornal Público na edição de 14 de Agosto de 2009

4 comentários:

Anónimo disse...

aproveitando mais uma brilhante posta, que tal um desafio...
uns tantos benfiquistas, uns tantos portistas,uns tantos sportinguitas, tipo assim 10 ou 15 de cada.
os campeões jantar em grande, pagam os outros dois!!!era uma brutal jantarada futpoker pagavam os tripas e lagartos...ahahahahahahahaah

zecadiabo72

abnose disse...

hehehehehe, zeca eles são tão pouuuucoooosss... ainda tinhamos de lavar a louça para os ajudar a pagar a conta!

Veiga disse...

tou nessa...mas tb acho que eles nao tem guito para pagar a contidades de benfiquistas.

Abraço

Gato disse...

Liga 2009/10 começou bem. 22 euros e qualquer coisa na Betfair. Siga.