Bobby Robson foi, provavelmente, a pessoa mais fantástica que conheci no futebol. Inesquecíveis os treinos onde os seus gritos de "attack, attack" ecoavam pelo relvado secundário das Antas. Impressionante o futebol praticado pelo FC Porto no início da caminhada para o Penta: um 4x2x4 em posse de bola simplesmente esmagador e que ainda recentemente, em conversa com o agora treinador Secretário, chegámos à conclusão ser o mais espectacular, se não de sempre, pelo menos da história recente do futebol português. Um cavalheiro de fino trato mas que também perdia as estribeiras, como quando me apontou o dedo, gritando para um adjunto chamado José Mourinho que "tinha o dobro de anos de futebol que eu de vida". isto nos bons velhos tempos do jornalismo onde fazia reportagem no terreno. Sir Bobby Robson deu-me o prazer de muitas conversas, de bons momentos, de uma disponibilidade para falar de futebol, que nunca esquecerei, com uma sabedoria incomparável. Uma das suas tiradas, ficou-me gravada também em relação ao jornalismo, a qual ainda hoje reproduzo com alguma frequência: "Para quê estragar uma boa história contando a verdade?"
Temia que um dia triste, como o de hoje, acabasse por chegar. Felizmente, pessoas como o Sir Bobby Robson são eternas. A sua memória perdura, apontando o caminho certo, como na estátua que lhe foi dedicada em Ipswich: rumo à baliza para marcar mais golos do que o adversário. Válido para o futebol, mas também para a vida. Descanse em Paz.
Vítor Pinto
julho 31, 2009
Sir Bobby Robson 1933-2009: R.I.P.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Dia muito triste para todo o mundo do futebol.
Eu gostava muito deste Sr. e que pena tenho que nao tivesse treinado o meu Benfica pq foi durante o reinado dele em alvalade que os lagartos jogaram o melhor futebol dos ultimos anos.
RIP
k mais dizer sobre este SIR do futebol? deixou a marca dele, e felizmente tambem passou por nos em portugal...
descanse em paz,ninguem o eskecera
bonita e justa homenagem a um dos maiores de sempre que passaram pelo futebol português. que descanse em paz.
um grande treinador e um formador de pessoas notavel...RIP
GG PRA ESTE GRANDE SENHOR DO FUTEBOL BOM DESCANSO
ABRAÇO
Bonita e merecida homenagem.
Foi, para mim, o melhor treinador do FCPorto.
Saudades desses tempos.
Um verdadeiro senhor do futebol!
Que descanse em paz
Bem Haja Sir Mister Robson.
era teu amigo eterno,
se eterno pudesse ser,
mas como tal não sou,
sou amigo até morrer!
melhor que os outros não chegava, tinha que ser melhor que ontem!
um Senhor no desporto e na vida, na vitória e na doença.
até um dia campeão!
porque estes não morrem, apenas se ausentam por momentos dos nossos pensamentos!
zecadiabo
Enviar um comentário