novembro 11, 2004

FUTBOLAS-28: A generosidade de Edgar Davids

Um verdadeiro conto de fadas. A visão de jogo do João, de nove anos, de Ermesinde, que adora jogar futebol, melhorou significativamente com a generosa prenda do jogador do Inter de Milão, Edgar Davids. O problema na visão do João apareceu quando ele tinha apenas dois anos e obrigou-o a ser operado. O João, 9 anos, de Ermesinde, anda sempre com a bola e agora não larga os óculos que lhe dão estilo.
Apaixonado pelo desporto-rei, jogando nas escolinhas do FC Porto, clube de que é adepto ferrenho, os médicos aconselharam-no a utilizar uma protecção. Os pais procuraram a solução em todas as casas da especialidade na cidade do Porto, mas as tentativas saíram sempre frustradas. Como o futebol ocupa um grande espaço na casa de João, a família lembrou-se do holandês Davids, recentemente em Portugal aquando do EURO'2004, que usa óculos especiais para desporto depois de ter sido operado a um glaucoma no olho esquerdo. Sem perder tempo, a mãe Maria Leónia lembrou-se de pedir ajuda para o pequeno João ao próprio futebolista.
Dito e feito, um mês e meio depois de efectuado o pedido, Maria Leónia Rodrigues foi surpreendida com uma encomenda dos correios, proveniente da Nike. "Nunca pensei que fossem os óculos. O Davids teve um coração enorme e agora até parece que é da família", disse a a feliz mãe em declarações ao Correio da Manhã. Quem não cabia em si de contente era o João que não larga um segundo os seus óculos e até já pensa e mudar de visual . "Os meus amigos dizem que são espectaculares até já me chamam Davids. Se a minha mãe deixar vou deixar crescer o cabelo", disse o petiz.

AJUDA. Na casa da família Rodrigues respira-se futebol. Davids entrou-lhes pela casa, via televisão e pelos jogos de PlayStation que o João adora. E foi precisamente depois de um jogo da selecção holandesa que Maria Leónia se lembrou de pedir a Davids ajuda. Mas como? A mãe do João é fã do programa "Bancada Central", de Fernando Correia, e ligou para TSF para expor o problema. "Foram incansáveis, tiveram de incomodar muita gente para conseguirem o contacto do Davids, mas conseguiram". A 20 de Setembro enviaram o pedido para o Inter de Milão, com apenas quatro parágrafos escritos em português a dar conta da situação. Um mês e meio depois a história teve um desenlace feliz. O João, um ponta-de-lança em embrião, que todos os sábados joga nas escolinhas do FC Porto, espera ser jogador de futebol e marcar muitos golos para chegar ao nível dos seus ídolos: Diego, McCarthy e, claro, Davids.

DAVIDS. O consagrado futebolista holandês não deixou de se comover com a história do João. Apesar de receber centenas de pedidos via internet, e de não poder responder a todos, Edgar Davids diz que devido à responsabilidade e gravidade da situação não podia deixar a criança de Ermesinde sem resposta. "Não podia recusar este pedido. Ao receber o fax contactei logo o meu empresário para que ele tratasse de tudo", afirmou o craque holandês. Por também ter problemas de visão, Davids espera que o João melhore depressa e deixa até um desejo. "Espero que um dia o possa ver e falar com ele". Fora do terreno de jogo, o futebolista, nascido no Suriname, dá um grande exemplo de cidadania.

2 comentários:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Jack black sound 1968 buick seat cover nos Free pattern for dog shoes cover seat taz Bond convertible pricing Cadillac dashboard Stan casper lawsuits Security and sherrodsville oh and halt security system

Anónimo disse...

A generosidade de Edgar Davids,para com o João, revela bem a postura de uma pessoa de bem, de um grande sentido humano ao contrário de certas pessoas que poderiam ter o mesmo tipo de atitude, mas por falta de bons príncipios, sensibilidade e egoismo não fazem. Chama-se a isto o lado podre de uma sociedade.
Parabéns Edgar Davids, parabéns João.
O filme que a Rádio Televisão Portuguesa fez sobre esta história e tu foste um grande artista, uma grande revelação, foi uma lição de vida.