A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD anunciou hoje que apurou um resultado líquido de 24,8 milhões de euros no exercício 2003/2004, contra prejuízos no período homólogo, beneficiando das receitas com a venda de passes de jogadores (49,8 milhões de euros) e da conquista da Liga dos Campeões (25,1 milhões de euros).
No ano 2002/2003 a Porto SAD tinha registado prejuízos de 18,1 milhões de euros, após resultados líquidos negativos de 16,1 milhões de euros no exercício anterior. Na última época, o "cash flow" operacional, subiu de 3,4 milhões de euros para 44,8 milhões de euros, a que equivale uma margem de 39%. As receitas operacionais mais que duplicaram para 114,8 milhões de euros, enquanto os custos operacionais aumentaram 27% para 89,1 milhões de euros. Já os resultados operacionais passaram de um valor negativo de 16,4 milhões de euros para um registo positivo de 25,7 milhões de euros. "O exercício 2003/2004, que decorreu entre 1 de Julho de 2003 e 30 de Junho de 2004, revelou-se extremamente positivo sob a perspectiva financeira. A conjugação de vários factores permitiu apresentar os melhores resultados da sociedade desde a sua constituição", refere a SAD liderada por Pinto da Costa em comunicado.
De facto, são resultados impressionantes, e dos quais mais nenhuma Sociedade Anónima Desportiva nacional se pode orgulhar. No entanto, é preciso notar que o lucro apresentado pelos azuis e brancos é praticamente suportado, exclusivamente, pelo acréscimo de receitas na Liga dos Campeões. Os quase 10 milhões de contos averbados com vendas de treinador e jogadores cairam no buraco do exercício corrente deficitário que a SAD ainda acusa. Por alguma coisa o administrador Fernando Gomes já anunciou publicamente que a presente época dará prejuízo. Era de esperar.
No entanto, existem ainda alguns sintomas positivos, como o acréscimo de bilheteira em 65% resultante da utilização do Estádio do Dragão. Veremos como evolui a situação financeira nos próximos semestres, mas não há dúvida de que os dois títulos europeus em duas épocas e a "Abramovichmania" foram factores preciosos para a viabilidade da SAD azul e branca.
Ligações e Créditos:
Divulgação das contas da SAD no site oficial do FC Porto
Balanço portista no site do Jornal de Negócios
outubro 07, 2004
FC Porto conseguiu lucro histórico de 24,8 milhões
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário