De acordo com um estudo realizado pelo Projecto SARTRE - Atitudes Sociais perante o Risco Rodoviário na Europa, sete em cada dez automobilistas portugueses julgam-se os melhores nas estradas, culpando os outros pela má condução. Será por isto que nos chamam Fangios, em alusão ao antigo campeão argentino?
De um total de 23 países europeus inquiridos, os finlandeses foram os mais "humildes", com apenas 43 por cento a considerar que conduz melhor do que os outros. Portugal (73%), a Irlanda (74%) e a Itália (77%) são os três países que apresentam a maior taxa no que diz respeito a esta questão, enquanto a média europeia se cifra nos 63%.
O excesso de velocidade é sempre um tema polémico em Portugal, mas os condutores nacionais aparecem com uma percentagem abaixo da média europeia – que é de 52% – no que diz respeito a gostarem de conduzir a alta velocidade (49%). Quanto ao uso do telemóvel, 32% dos portugueses admitem fazer, pelo menos, uma chamada enquanto conduzem, sendo a média europeia de 28%. Relativamente ao uso de cinto de segurança, muitos condutores consideram que, se andarem com cautela nas localidades, não necessitam de o usar. Uma conclusão interessante, quando foi ontem anunciado que, em Portugal, no primeiro semestre deste ano, 46% das mortes nas estradas ocorreram precisamente em localidades.
FOTOLOG. Tendo em conta esta apetência para a condução desportiva, nada como dfisponibilizar as melhores imagens do Rali da Catalunha num FOTOLOG de confiança, para os meus amigos apreciarem, ou então verem em imagens reais os bólides que costumam conduzir wm jogos como o famoso "Colin McRae" e outros que tais. Talvez assim seja possível calar os críticos que nos acusam de usar este projecto falar muito em futebol, algumas vezes em gajas, mas raramente de carros...
Sem comentários:
Enviar um comentário