setembro 03, 2004

Luvas de Baía na cápsula do tempo

p>Umas luvas de Vítor Baía, uma bola com o autógrafos dos jogadores do FC Porto e uma camisola do Milan são alguns dos artigos que a UEFA incluiu numa cápsula que foi enterrada na sua sede em Nyon e que só deverá voltar a ver a luz do diz em 2054, quando o órgão máximo do futebol europeu comemorar os seus cem anos de existência, segundo relata o jornal online MaisFutebol.
A cerimónia, inserida no jubileu dos 50 anos da UEFA, foi presidida por Lars-Christer Olsson, director-executivo da UEFA, e por Alain-Valéry Poitry, presidente da câmara de Nyon. A cápsula foi selada e enterrada com instruções de que só poderá ser aberta dentro de cinquenta anos. Nessa altura, quem abrir a cápsula vai encontrar uma série de artigos relacionados com o futebol actual, como são exemplo uma botas da Adidas, umas luvas de Vítor Baía, um bola assinada pelos campeões europeus do FC Porto, uma camisola do Milan, um programa da recente gala do Mónaco e ainda um programa da Supertaça europeia com os autógrafos dos jogadores do Valência.
A UEFA incluiu ainda alguns documentos relacionados com o próprio órgão, como é exemplo a lista de funcionários, um contrato de um funcionário, os regulamentos da UEFA, o menu do restaurante, um bilhete do Euro-2004, uma t-shirt com a uma campanha anti-racismo e uma bolsa com francos suíços. Vário membros da UEFA deram também o seu contributo com mensagens pessoais, enquanto Olsson escreveu uma carta dirigida ao seu sucessor que irá abrir a cápsula em 2054.
A referida cápsula do tempo inclui ainda um CD com a música oficial do EURO'2004, de Nelly Furtado, um telemóvel, um print da homepage do site da UEFA, uma revista de imprensa de 15 de Junho de 1954 (dia da fundação da UEFA), jornais locais e desenhos de crianças. "A perspectiva do que as pessoas vão pensar dentro de cinquenta anos é fascinante. Não há dúvidas que Nyon vai continuar a ser uma cidade acolhedora, que a UEFA vai continuar viva e que o futebol europeu vai continuar por aqui, apesar de não podermos dizer em que forma", referiu Olsson no final da cerimónia.

Ligações e Créditos:

Cápsula do tempo no site oficial da UEFA

Sem comentários: