novembro 11, 2004

FUTBOLAS-28: A generosidade de Edgar Davids

Um verdadeiro conto de fadas. A visão de jogo do João, de nove anos, de Ermesinde, que adora jogar futebol, melhorou significativamente com a generosa prenda do jogador do Inter de Milão, Edgar Davids. O problema na visão do João apareceu quando ele tinha apenas dois anos e obrigou-o a ser operado. O João, 9 anos, de Ermesinde, anda sempre com a bola e agora não larga os óculos que lhe dão estilo.
Apaixonado pelo desporto-rei, jogando nas escolinhas do FC Porto, clube de que é adepto ferrenho, os médicos aconselharam-no a utilizar uma protecção. Os pais procuraram a solução em todas as casas da especialidade na cidade do Porto, mas as tentativas saíram sempre frustradas. Como o futebol ocupa um grande espaço na casa de João, a família lembrou-se do holandês Davids, recentemente em Portugal aquando do EURO'2004, que usa óculos especiais para desporto depois de ter sido operado a um glaucoma no olho esquerdo. Sem perder tempo, a mãe Maria Leónia lembrou-se de pedir ajuda para o pequeno João ao próprio futebolista.
Dito e feito, um mês e meio depois de efectuado o pedido, Maria Leónia Rodrigues foi surpreendida com uma encomenda dos correios, proveniente da Nike. "Nunca pensei que fossem os óculos. O Davids teve um coração enorme e agora até parece que é da família", disse a a feliz mãe em declarações ao Correio da Manhã. Quem não cabia em si de contente era o João que não larga um segundo os seus óculos e até já pensa e mudar de visual . "Os meus amigos dizem que são espectaculares até já me chamam Davids. Se a minha mãe deixar vou deixar crescer o cabelo", disse o petiz.

AJUDA. Na casa da família Rodrigues respira-se futebol. Davids entrou-lhes pela casa, via televisão e pelos jogos de PlayStation que o João adora. E foi precisamente depois de um jogo da selecção holandesa que Maria Leónia se lembrou de pedir a Davids ajuda. Mas como? A mãe do João é fã do programa "Bancada Central", de Fernando Correia, e ligou para TSF para expor o problema. "Foram incansáveis, tiveram de incomodar muita gente para conseguirem o contacto do Davids, mas conseguiram". A 20 de Setembro enviaram o pedido para o Inter de Milão, com apenas quatro parágrafos escritos em português a dar conta da situação. Um mês e meio depois a história teve um desenlace feliz. O João, um ponta-de-lança em embrião, que todos os sábados joga nas escolinhas do FC Porto, espera ser jogador de futebol e marcar muitos golos para chegar ao nível dos seus ídolos: Diego, McCarthy e, claro, Davids.

DAVIDS. O consagrado futebolista holandês não deixou de se comover com a história do João. Apesar de receber centenas de pedidos via internet, e de não poder responder a todos, Edgar Davids diz que devido à responsabilidade e gravidade da situação não podia deixar a criança de Ermesinde sem resposta. "Não podia recusar este pedido. Ao receber o fax contactei logo o meu empresário para que ele tratasse de tudo", afirmou o craque holandês. Por também ter problemas de visão, Davids espera que o João melhore depressa e deixa até um desejo. "Espero que um dia o possa ver e falar com ele". Fora do terreno de jogo, o futebolista, nascido no Suriname, dá um grande exemplo de cidadania.

2 comentários:

  1. Anónimo9:28 a.m.

    A generosidade de Edgar Davids,para com o João, revela bem a postura de uma pessoa de bem, de um grande sentido humano ao contrário de certas pessoas que poderiam ter o mesmo tipo de atitude, mas por falta de bons príncipios, sensibilidade e egoismo não fazem. Chama-se a isto o lado podre de uma sociedade.
    Parabéns Edgar Davids, parabéns João.
    O filme que a Rádio Televisão Portuguesa fez sobre esta história e tu foste um grande artista, uma grande revelação, foi uma lição de vida.

    ResponderEliminar