O acórdão relata em pormenor as operações. A sociedade Recheio, SGPS - detida pela Jerónimo Martins SGPS e pela Servicompra, esta última detida pela Jerónimo Martins SGPS - fez transferências de capital para a sociedade PSQ - detida pela Jerónimo Martins SGPS. E a PSQ passou-os para Eurocash Holding BV, com sede na Holanda, detida pela Recheio SGPS. E transferências semelhantes ocorreram em 1996 e 1997.
Em 1997, a sociedade Hermes, com sede na Zona Franca da Madeira e detida pela Jerónimo Martins, fez empréstimos à sociedade TAND BV, com sede na Holanda e que incorporara em 1998 a sociedade Eurocash. A Hermes cedeu à PSQ a posição credora sobre a TAND BV e a Recheio SGPS transferiu para a PSQ 115,6 milhões de euros como capital, logo transferidos para a Hermes. A Recheio SGPS transferiu para a PSQ mais 199,5 milhões de euros, logo passados para a Mont Blanc, no paraíso fiscal de Channel Islands, sob a forma de empréstimo. E em 2000, verificaram-se transferências de 73,9 milhões de euros da Recheio SGPS para a PSQ que os transferiu para a TAND BV.
Estes movimentos geraram lucros e dividendos. O tribunal concluiu que a PSQ "teve um único, claro e inequívoco objectivo que consistiu na eliminação da carga fiscal sobre os respectivos juros, a qual se traduziu na esfera da Recheio SGPS numa redução significativa da base colectável a tributar". No total, foram 65,8 milhões de euros de dividendos vindos da PSQ de 2000 a 2002 que a Recheio SGPS contribuindo para 113,3 milhões de prejuízos fiscais.
Alexandre Soares dos Santos, que controla a JM, é o segundo homem mais rico de Portugal (1,7 mil milhões de euros, segundo a revista Forbes). Tem assumido posições públicas em favor da ética política e empresarial.
Versão integral desta notícia que envolve o patrão do grupo que detém o Pingo Doce
por esta ligação. O que eles pretendem agora é evitar o pagamento de 20,88 milhões de IRC à máquina fiscal que tanto atormenta o comum cidadão. Veja-se o que acontece com os novos "escravos" a recibos verdes e os pagamentos obrigatórios à segurança social. Este é apenas mais um pequeno exemplo de como, mesmo em tempo de grave crise, os ricos conseguem ficar... cada vez mais ricos.
Não foi este senhor que há uns dias disse que "truques" era com o Sócrates?... LOL
ResponderEliminar