fevereiro 28, 2005

FÓRUM ESPECIAL: FC Porto-Benfica


Não é um Clássico que se compare aos duelos das manhãs de sábado, mas ainda assim um FC Porto-Benfica pode sempre constituir um bom foco de debate. Prognósticos, análises e críticas ficam por vossa conta, como sempre no espaço reservado aos Comentários. Opinem, de preferência sem a primeira vogal, e divirtam-se.

fevereiro 25, 2005

CD-52: Convocation Day


Após o primeiro triunfo da NEW TEAM, reforça-se ainda mais o entusiasmo em torno dos Clássicos das manhãs de sábado, sendo aguardada uma reacção natural por parte dos SUPER8. Para que tudo esteja no ponto a tempo e horas, nada como os Capitães de equipa começarem desde já a colocarem a suas peças no tabuleiro. Os Comentários estão à vossa disposição.

fevereiro 24, 2005

FÓRUM: NEW TEAM 12-8 SUPER8


Finalmente. A NEW TEAM conseguiu a primeira vitória do seu historial, superiorizando-se aos SUPER8 por um esclarecedor 12-8. A discussão em torno de todas as incidências desde acontecimento memorável, e que pode não se repetir tão cedo, são para debater neste FÓRUM. A partir de agora, e até à meia-noite da quinta-feira seguinte, o post de abertura do FUTSÁBADO será sempre o FÓRUM relativo ao Clássico anterior, para que a discussão não se disperse, agradecendo-se que alguém faça lá uma pequena ficha de jogo. Bom debate.

FIFA com ideias para melhorar o estado do futebol


O presidente da FIFA, que estimou que os árbitros deveriam ser profissionais e receber cerca de 100 mil euros por ano, abordou também a possibilidade do fora-de-jogo ser sancionado apenas quando o jogador que recebe a bola esteja em posição adiantada, sem que se tenha em conta a dos outros jogadores. "O meu desejo é que só o jogador que receba a bola possa ser considerado em fora de jogo. Já falei sobre isto com Jan Koller e Milan Naros, assim como com Ronaldinho e Schevchenko. Os avançados mostram-se satisfeitos com a ideia», acrescentou Blatter. A terceira proposta do presidente da FIFA, para que os jogadores que simulem faltas passarem a ver o cartão vermelho, é assim justificada: "simular uma falta é desrespeitar os outros jogadores, público e árbitro".

in Jornal A Bola, 24/02/2005, propostas do presidente da FIFA para mudar estado actual do futebol

fevereiro 23, 2005

Para quando o DVD do FUTSÁBADO?


O nosso compatriota José Dominguez acaba de assinar pelo Vasco da Gama, do Brasil. Segundo a imprensa brasileira, decisiva para a sua contratação foi a análise de um DVD com a análise dos melhores lances de Dominguez ao serviço dos alemães do Kaiserslautern. Entretanto, o José dedicou-se a um desterro bem pago no Qatar, onde alinhava no Al-Ahli, que começou por ser orientado por Augusto Inácio, jogando ao lado de Guardiola, do cabo-verdiano Caló (ex-Salgueiros) e de Marco (ex-Vitória de Guimarães). Como mais ninguém o queria, Dominguez acabou por encontrar no Brasil uma solução para dar continuidade à sua carreira e, se sair a meio do ano, o Vasco da Gama até ganhará uma comissão. Que melhor destino para um "brinca na areia" do que ir jogar para o Rio de Janeiro? Entretanto, o sítio oficial do craque, também muito elogiado na imprensa brasileira, merece uma exploração cuidada, tendo em destaque pérolas fotográficas como a que ilustra este post: http://www.josedominguez.net

"Fuga para a Vitória": o melhor filme de futebol!!!


Um filme inesquecível e emocionante. Ainda por cima raro, dado que a indústria cinematográfica, americanizada como está, prefere fazer filmes sobre basebol ou futebol americano, do que investir no que eles chamam "soccer". Creio que serão poucos os que nunca viram o famoso "Fuga para a Vitória", onde um grupo de prisioneiros aliados consegue derrotar uma selecção nazi num jogo que era suposto servir de propaganda ao regime de Hitler. A RTP transmite-o uma vez mais, depois da meia-noite, sendo impossível esquecer o arrepiante momento em que o público presente no Estádio Colombes começa a cantar o hino francês. Para ver pela primeira vez, ou rever, tanto faz. O facto é que, numa votação realizada em Julho passado, em Inglaterra, o "Fuga para a Vitória" foi considerado o melhor "football film" de sempre, o que acaba por não ser grande elogio devido à falta de maior concorrência. Basta ver que o segundo classificado foi o recente "Bend it like Beckham", que ainda por cima aborda a questão do futebol feminino, deixando o "hooliganista" "The Football Factory" em décimo lugar, como podem verificar aqui. Pena não se terem lembrado do "Leão da Estrela"...
Como sempre acontece nestas coisas, havia quem criticasse esta obra realizada em 1981 (como o tempo passa...) porque alegadamente os jogadores de futebol (lendas como Pelé, Ardiles ou Bobby Moore...) não sabiam representar, e os actores não sabiam jogar à bola. Sylvester Stallone como guarda-redes tem que se lhe diga, de facto. No entanto, o que conta é o efeito final, e esse, após a fantástica reviravolta dos prisioneiros de guerra no segundo tempo do jogo, recusando à planeada fuga em nome de uma causa, é indiscutivelmente apaixonante. Divirtam-se logo à noite, e nas Ligações e Créditos poderão saber mais sobre a película em questão, encontrando mais imagens como a da finta de Ardiles que ilustra este post, e que fez este vosso amigo a dar cabo do juízo a tentar imitá-lo nos seus tempos de miúdo. "Don´t try this at home", deviam avisar.

PS: Uma excepção ao desprezo americano pelo "soccer" pode ser o próximo filme de Spike Lee, intitulado "The Goal", e cuja trama vai girar em torno de um nativo das favelas brasileiras que chega a melhor jogador do Mundo. Mesmo à medida do realizador. Para além da maioria dos craques do escrete (Ronaldo, Rivaldo, Denilson, Roberto Carlos...), o papel principal caberá a Mário Lopez, um actor que seguramente conhecem das séries juvenis que as nossas televisões transmitiam.

Ligações e Créditos:

Website dedicado ao filme "Fuga para a Vitória"

Página humorística baseada em imagens do filme

"Escape to Victory" no IMDB.com

fevereiro 21, 2005

ELEIÇÕES: O Povo decidiu, está decidido


As eleições tiveram os resultados que todos conhecem. Com tantos analistas políticos a dizerem de sua justiça, o FUTSÁBADO pouco tem a acrescentar. Por isso, para que conste, deixamos somente os resultados finais do escrutínio eleitoral, com o toque diferente de uma abordagem personalizada da colocação dos partidos neste "campeonato". Quanto ao resto, deixamos apenas votos de que quem venceu de forma inequívoca saiba governar, e quem perdeu saiba fazer boa oposição. Todos são importantes para que Portugal progrida e, continuo na minha, só tenho pena que mais partidos não possam ter assento parlamentar devido ao "sistema" em vigor, e que favorece o "centrismo". Da mesma forma como acho escandaloso que continuem a achar "normal", e muito positivo, que "apenas" três milhões (!!!) de portugueses nem sequer se tenham dado ao trabalho de ir votar, continuando a ser da abstenção a verdadeira maioria. Fiquem com os resultados finais, faltando somente os círculos da emigração:

CAMPEONATO DOS GRANDES:
Abstenção: 3.072.721 votos (34,98%)**
PS: 45,05% (120 deputados) 2.573.302 votos
PSD: 28,69% (72) 1.638.931

MEIO DA TABELA:
CDU: 7,57% (14) 432.139
CDS-PP: 7,26% (12) 414.855
BE: 6,38% (8) 364.296

LIGA DOS ÚLTIMOS:
Brancos: 1,81% 103.555
Nulos: 1,12% 63.765
PCTP/MRPP: 0,84% (0) 47.745
PND: 0,70% (0) 39.986
PH: 0,30% (0) 16.866
PNR: 0,16% (0) 9365
POUS: 0,10% (0) 5572
PDA: 0,03% 1604

Votantes: 5.711.981 (65,02%)**

**-Percentagem tomando como referência o número total de eleitores inscritos

fevereiro 20, 2005

PARABÉNS AO BALDANO!!! Ontem, hoje e sempre!


Por compromissos de vária ordem, o FUTSÁBADO não pôde dar a devida relevância ao aniversário do BALDANO, ocorrido em pleno dia de Clássico. Mas mais vale tarde do que nunca. Pensando bem, o nosso "baldas" esteve de parabéns ontem, mas também está hoje e sempre. Aliás, mesmo a foto enorme que acompanha este post não faz justiça à sua verdadeira dimensão interior. Dado que, apesar do feitio muito peculiar que o caracteriza, a qualidade da sua prestação desportiva e importância para a coesão do grupo são indiscutíveis. Um abraço em nome de todo o pessoal. E deixa lá, agarrado como és, ao menos não tiveste de pagar nada a ninguém. Por falar nisso, não há por aí uma francesinha qualquer em dívida?

fevereiro 18, 2005

CD-51: Convocation Day


É com expectativa que a opinião pública aguarda por mais um Clássico entre os SUPER8 e a NEW TEAM. Como sempre, aguardam-se os bons ofícios dos capitães de equipa no sentido de que em termos organizativos tudo corra sobre rodas. Os Comentários estão à vossa disposição. Por último, tendo em conta que os dois últimos vídeos foram alvo de um total de 18 "downloads", a gerência estranha a ausência de debate sobre os mesmos.

ELEIÇÕES: Porque será?


"A abstenção consolida-se como o maior partido português. Quase 40% dos eleitores fica em casa. O que significa que pouco mais de 60% dos portugueses maiores de 18 anos vão votar".

Correio da Manhã, 18/02/2005, análise a uma sondagem que se enquadra nos valores mencionados por todos os estudos de opinião

fevereiro 17, 2005

Consultem o cardiologista antes de clicar!!!


Esta saudável moça chama-se Caroline Bittencourt. Seria apenas mais uma curvilínea brasileira caso a também pouco boa Daniela Cicarelli não a tivesse expulso da sua cerimónia de compromisso com o craque Ronaldo, que se realizou no Castelo de Chantilly, nos arredores de Paris. Pelos vistos, a antiga rivalidade entre elas falou mais alto do que a solenidade e o recato que o momento exigiria. Para tentarmos perceber a razão pela qual a Daniela se sentiu tão ameaçada, nada melhor do que utilizar as Ligações e Créditos para dar um "confere" no corpo de delito. Divirtam-se.

Ligações e Créditos:


As Curvas de Caroline Bittencourt

fevereiro 14, 2005

FUTVIDEO-3: Ora tomem lá, seus Mourinhos!!!


Para terminar a divulgação de material multimédia relativa ao Clássico do dia 5 de Fevereiro, podem agora fazer o "download" de mais uma composição de imagem. Desta vez, especialmente destinada aos "aspirantes-a-Mourinhos" que gostam de analisar os lances para daí retirarem as devidas ilações. A selecção é variada, interessante, e revela alguns preciosismos técnicos e tácticos que podem até surpreender os menos atentos. Aqui ficam as instruções para "download":

1. Acedam aos sistema de download através deste link que disponibilizamos.

2. No fundo da página, onde diz "select your download", cliquem em "Free"

3. Novamente no fundo da nova página, estará em contagem decrescente o "download ticket". Aguardem.

4. Finalmente aparecerá a palavra mágica "DOWNLOAD" com o nome do ficheiro (FUTVidII.wmv) à frente. Basta clicar, indicar onde pretendem guardar o ficheiro e esperar que o mesmo seja "baixado". Deve demorar sensivelmente o mesmo que os anteriores. Divirtam-se.

FUTVIDEO-2: Mais uma prendinha...


O carismático EL NUEVE é a figura central de mais um FUTVÍDEO. No entanto, como sempre, estão envolvidos praticamente todos os elementos presentes em campo. Através das Ligações e Créditos podem aceder ao link para "download". As instruções são as mesmas do post que lançou o primeiro FUTVÍDEO da História. O inevitável debate sobre as incidências de mais esta recolha de imagem tem lugar reservado nos Comentários, como habitualmente.

Ligações e Créditos:


FUTVÍDEO 2 disponível para "download"

Portugal estreia-se hoje no Europeu de Futsal


A Selecção Nacional de futsal inicial esta manhã a sua participação no Campeonato da Europa, que se realiza na República Checa. A estreia é contra a Itália, em jogo marcado para as 11h30 da manhã e que será transmitido em directo pelo canal Eurosport. Amanhã jogamos com a Espanha e na quinta-feira frente à Hungria. Perante a dureza do sorteio, a simples passagem à segunda fase já será um feito. Recorde-se que, no recente Mundial realizado em Taiwan, Portugal apurou-se para a segunda fase de grupos mas falhou a passagem às meias-finais ao perder contra a Espanha, em encontro no qual bastava o empate. Nessa altura, o jogo contra a Itália saldou-se por uma igualdade a zero. Na final do certamente, os espanhóis mostraram que uma equipa vale mais do que uma pandilha de malabaristas e sagraram-se campeões do mundo, deixando o Brasil na valeta.
Última nota para o facto da nossa muito querida Madrinha estar em Ostrava, a fazer a cobertura do evento para a sua entidade patronal, somando a isso um diário de viagem no seu próprio blogue. Desde aqui lhe deixamos os votos de que o trabalha corra bem. E já agora, porque sabemos que isso a faria tremendamente feliz, que a Selecção traga o caneco!!! Se for preciso, os craques da Comunidade FUTSÁBADO vão lá dar uma ajudinha...

ACTUALIZAÇÃO. A Selecção Nacional começou mal a sua participação no Campeonato da Europa, na República Checa, ao perder por 8-3 frente à Itália. O capitão da formação italiana, campeã em título, Nando Grana, foi a figura do jogo ao apontar três dos oito golos da sua equipa. Por Portugal marcaram Gonçalo, Joel e André Lima. Os italianos dominaram de princípio ao fim e Portugal fez, para além da péssima exibição, um mau ensaio para a partida de amanhã, frente à Espanha, campeã do Mundo.

Ligações e Créditos:

Portugal no Europeu de futsal através do sítio oficial da FPF

fevereiro 12, 2005

O primeiro FUTVÍDEO da História!!!


Podem sossegar os vossos espíritos. Está finalmente disponível para download o primeiro FUTVÍDEO da história do FUTSÁBADO. Demorou um pouco mais do que o previsto, mas a gerência acredita que valeu a pena. Ousem sacar o ficheiro e digam de vossa justiça nos Comentários. Aliás, o conteúdo desta "metragem" vai certamente fazer correr alguma tinta. Aqui ficam as instruções para Download:

1. Acedam aos sistema de download através deste link que disponibilizamos.

2. No fundo da página, onde diz "select your download", cliquem em "Free"

3. Novamente no fundo da nova página, estará em contagem decrescente o "download ticket". Aguardem.

4. Finalmente aparecerá a palavra mágica "DOWNLOAD" com o nome do ficheiro (FUTSClassico5205.wmv) à frente. Basta clicar, indicar onde pretendem guardar o ficheiro e esperar que o mesmo seja "baixado". Em ADSL, demora cerca de oito minutos. Divirtam-se.

FÓRUM: SUPER8-NEW TEAM


Fica aberto o FÓRUM para que possam expressar tudo o que vos venha à cabeça sobre o Clássico da manhã de sábado, dia 12 de Fevereiro, entre os SUPER8 e a NEW TEAM. Força nessas teclas.

fevereiro 11, 2005

CD-50: Convocation Day


É expectativa que a opinião pública aguarda por mais um Clássico entre os SUPER8 e a NEW TEAM. Como sempre, aguardam-se os bons ofícios dos capitães de equipa no sentido de que em termos organizativos tudo corra sobre rodas. Os Comentários estão à vossa disposição.

As palavras que sempre serão ditas!!!


O Anónimo a perder, mesmo a feijões, é sempre difícil de aturar. Imaginem agora num rijamente disputado clássico. Como ainda detém o estatuto de "vira-casacas" oficial, convém que não se habitue às derrotas. O seu permanente inconformismo e o recentemente depurado talento na procura do contacto dão mais sabor aos sucessos dos S8. Ao fim e ao cabo, se ele fizer bem as contas, vença quem vencer, ele é o único que ganha sempre.


Na arte dos duelos verbais, o El Nueve também não se corta, respondendo com o seu característico gesticular às reclamações que chegam do outro lado da barricada. Cada um defende a sua dama com unhas e dentes. Se não fosse assim, não tinha piada. Mais desenvolvimentos este sábado, num recinto desportivo perto de si.

fevereiro 10, 2005

Virilidade da tanga, by Sargentão


A campanha anti-racismo "Made in Nike" não inspirou a Selecção Nacional na sua incursão à República da Irlanda. Desculpas há muitas, mas o facto é que o nosso meio-campo não conseguiu pegar no jogo, os nossos extremos não desequilibraram, o colectivo careceu da raça que os irlandeses mostravam ter para dar a vender. Os moços não jogam por aí além, mas têm um coração do tamanho do mundo. Tudo o que faltou a um Portugal surpreendentemente conformista, onde me parece que Manuel Fernandes e Ricardo Costa têm qualidade para entrar no "puzzle". A derrota foi incontornável e vale-nos que, ao contrário do que diz o senhor Scolari, não vamos mesmo encontrar nada disto na Eslováquia: nem o estádio cheio, nem o ambiente britânico, nem uma equipa com a determinação dos homens de Dublin.
Para terminar a noite em beleza, o fantoche brasileiro tinha de se sair com mais uma das bacoradas que, inexplicavelmente, passam sem crítica nos "media", talvez por medo que o "sargentão" parta para o insulto, como aconteceu no passado. Senão vejam o que ele disse para justificar o desaire: "Se a virilidade é permitida, temos que aprender a ser viris. Que Portugal tenha arbitragens mais rigorosas neste nível para que os jogadores se habituem a ter mais contactos. O futebol português não tem uma cultura de choque". Se calhar até pode ser verdade, mas o senhor Scolari esquece-se é que, no onze titular que escalou, apenas três (!!!) dos dez jogadores de campo actuam em Portugal: Rogério Matias, Petit e Simão. Os outros sete jogam em Espanha, França e Inglaterra...

fevereiro 09, 2005

FOTOREPORT: O Clássico em imagens!!!


O FUTSÁBADO, tal como havia ficado prometido, disponibiliza um acervo de 60 imagens relativas ao Clássico do passado sábado. Basta acederem ao FUTSÁBADO FOTOLOG, pelos meios que já conhecem, e avaliaram o material disponível, comprovando a figura que fizeram em campo, no caso dos que actuaram. Conforme prometido, amanhã estarão disponíveis clips de vídeo para "download", em mais uma iniciativa que vai dar brado. Divirtam-se.

Ligações e Créditos:

Fotoreport no FUTSÁBADO FOTOLOG

O Dourado está na moda...


...em Portugal. O Carnaval da Mealhada seguiu a tendência. Quem não gostar de Apitos, pode ficar com A-Pita-Delas. Tem é mesmo que ser tudo dourado. Até as "leitonas". Quem não gostar, que ponha na beira do prato.

BlOGUEIO MENTAL-47: No Comments

O tabagismo continua a ser a principal causa de morte e doenças da União Europeia (UE) já que, anualmente, morrem 650 mil europeus devido ao tabaco, ou seja, um em cada sete do total de mortos na UE. Esta conclusão é apresentada num relatório da Comissão Europeia intitulado "Tabaco ou Saúde na UE - Passado, Presente e Futuro". O estudo, produzido no final do ano passado e divulgado no site oficial da UE, refere ainda que são mais de 13 milhões os europeus que sofrem de uma doença grave e crónica devido ao tabagismo.
O relatório conclui, no entanto, que comprar cigarros vem sendo um hábito cada vez menos acessível na UE. Mas Portugal, em conjunto com Malta e o Chipre, é um dos países onde a tendência é inversa: era mais fácil comprar um maço de tabaco em 2000 do que dez anos antes. Apesar dos esforços de usar a carga fiscal sobre os cigarros como uma forma de aumentar o seu preço e diminuir o seu uso, "os cigarros na Europa ainda são muito acessíveis para a maioria da população", pode ler-se no documento.

fevereiro 08, 2005

SUPER8 17-9 NEW TEAM: La Crónica


Por um problema de confeitaria, vá-se lá saber o que isso quer dizer, a reportagem do FUTSÁBADO sofreu um ligeiro atraso na sua chegada ao palco dos Clássicos. No entanto, essa nesga de tempo foi o bastante para que os SUPER8 já estivessem em vantagem sobre a NEW TEAM por 5-1. Mesmo assim, ainda pudemos assistir a 20 dos 26 golos obtidos num clássico que durou bastante mais tempo do que seria normal em face da disponibilidade do campo. Vamos assim dar início a um novo modelo de abordagem dos jogos, privilegiando a repartição dos temas e não o texto comprido e maçador. Para manter a vossa curiosidade desperta, e independentemente da realização de uma eventual SESSÃO PIRATA, quarta-feira estarão online 60 imagens do Clássico para vosso deleite. Na quinta-feira serão disponibilizados clips de video, ainda não sendo possível adiantar se por e-mail, ou através de link para que façam o "download". Veremos o que é mais prático. Entretanto, vamos lá ao jogo:


O CRAQUE
El Siete. Nem parece que esteve tanto tempo afastado das lides, o elemento mais tecnicista dos SUPER8. A sua presença permite um controlo do ritmo de jogo que se torna complicado de resolver para as equipas adversárias, dado que sabe quando acelerar no sentido de aproveitar os espaços proporcionados pelo contra-ataque, mas também quando pausar a movimentação, seleccionando um passe para manter a bola em movimento. Defensivamente está abnegado, tendo adquirido consistência e perdido precipitação. Do lado dos NEW TEAM houve uniformidade de rendimento, com o Diego e o Anónimo assumirem as despesas ofensivas, mas com o RicarDeco mais concentrado e o Del Pieco bem integrado no colectivo.

O FACTO
Estratégias. O cumprimento diligente do plano de jogo que identifica os S8 foi meio-caminho andado para mais um sucesso. Todos sabem do que estou a falar. Quanto aos NT, reparei em situação curiosas. Tem havido diálogo interno na equipa, dado que algumas movimentações são claramente "estudadas", saltando à vista o exemplo da "pressão alta" que foram tentando executar a espaços, e que claramente tem o dedo do "vira-casacas" Anónimo. Essa opção justificava por si só um post ao estilo das colunas que um tal de Nuno Amieiro escreve na Revista DEZ. Simplificando as coisas: estiveram melhor os S8 a sair da pressão do que a NT a executá-la. É difícil que o feitiço resulte contra os feiticeiros sem o domínio do fenómeno da "segunda bola". Controversa ainda foi a decisão de rodar a posição de guarda-redes assumida pela NT. O Keeper já mostrou que na baliza pode ser decisivo, mas na frente a sua influência esbate-se e o rendimento quebra mesmo depois quando se coloca entre os postes. É um ponto a repensar. Quanto às bolas às oportunidades falhadas pelos NT, fazem parte do jogo. É um filme do qual os S8 já foram intérpretes sobejas vezes.

O DURO
El Nueve. Uma impressionante surpresa. O rendimento do El Nueve foi extraordinário, com todos os condimentos que o tornam um "outsider" de luxo para os Clássicos. Foi duro, dentro do sentido digno do termo. Corajoso a sair a jogar, clarividente em situações de finalização. Perfeitamente equivalente ao El Siete em termos de contabilização qualitativa, sem desprimor para o desempenho intocável de qualquer dos outros elementos dos S8, tendo o Baldano, o El Eu e o El Guru voltado a justificar a atenção de clubes de outra nomeada. Felizmente temos a sua ligação contratual aos S8 bem blindada. Quanto ao El Nueve, a sua raça é sempre bem-vinda. Não há nada como ir jogar a bola depois do Vitória de Guimarães ganhar um dérbi...

A BARRACA
Peixeiradas. Um jogo de futebol não deve ser uma aula de catequese. Por isso as picardias são normais e saudáveis. No entanto, também devem ser proporcionadas. Nos Clássicos, não se fazem entradas ao homem nem as faltas são reincidentes. No entanto, a exiguidade do espaço é propícia ao contacto. Há que saber lidar com isso, distinguindo a justa indignação por acções marginais ao espírito desportivo com o desespero pela incapacidade de atingir os objectivos em campo. Essa é a fronteira que por vezes se torna bastante ténue no calor das contendas. Nota ainda para a necessidade de motivar os jogadores para serem mais assíduos. O Gabinete de Novas Tecnologias não tem sido um bom exemplo, mas neste caso devem olhar em primeiro lugar ao que dizemos. Última nota para a importância de haver mais cuidado com os equipamentos. A camisola transalpina do Del Pieco ficava-lhe bem, mas criava confusão evidente com as cores dos S8, como até as fotos documentarão quando forem publicadas. Balanço positivo de mais um Clássico. No sábado há mais, se não for antes.

FICHA DE JOGO

SUPER8: Baldano, El Guru, El Nueve, El Eu, El Siete.

NEW TEAM: Keeper, Del Pieco, RicarDeco, Diego, Anónimo.

fevereiro 07, 2005

Em tempo de Carnaval...


...ninguém leva nada a mal. Especialmente se tudo estiver tão bem pintadinho como o "body" desta foliona (ou será melhor definida por algo que começa em "fo" mas acaba em "lhona"?) que animou o Carnaval de Loulé. Em Portugal, infelizmente, só em Torres Vedras é assumida uma identidade nacional para esta festa, havendo demasiadas fotocópias mal tiradas da realidade brasileira. A esse respeito, e dado que este que vos escreve também é folião e apoiante da escola de samba brasileira Unidos da Tijuca, que se assume como luso-brasileira, podem contar com imagens para breve da "nossa" Raínha da Bateria. A palavra monumento não lhe faz justiça, acreditem. Como disse a repórter da Globo que a entrevistou antes do desfile perante o impacto causado pela sua majestosidade, "pô, é até cóbardjia..."

fevereiro 05, 2005

FÓRUM: SUPER8-NEW TEAM


O classico deste final de semana teve todos os ingredientes para ser memorável. Não faltaram golos, acções espectaculares, lances polémicos e algumas picardias que acabaram por condimentar a manhã. Os SUPER8 venceram a NEW TEAM, mas ficou confirmado que os índices competitivos estão cada vez mais elevados. Em breve será publicada uma pequena crónica analítica e uma fotoreportagem de vulto. Entretanto, fica aberta a discussão.

FUTBOLAS-42: Penálti ou não, eis a questão...


Os eventuais penáltis são sempre alvo de discussões acaloradas. Na maioria das vezes, as pessoas complicam o que é simples, e esquecem-se de pensar em temos mais práticos: se acontecesse em qualquer outro lugar do campo que não a área um lance deste tipo, achavam que era falta ou não? Depois do que se passou entre Nem e Seitaridis na semana passada, penso ser difícil contestar que Flávio Meireles pura e simplesmente esquece a disputa da bola, lançando-se para cima de Paulo Sérgio. Tendo sido um juízo polémico de um árbitro que se assumiu claramente como contra-sistema esta semana, penso que não se podem levantar fantasmas. Quanto muito, foi um erro que tirou no máximo um ponto aos arsenalistas. Objectivamente mais grave foi o frango de Paulo Santos, que mesmo que o eventual penálti fosse convertido continuaria sempre a pesar dois pontos na balança.

fevereiro 03, 2005

CD-49: Convocation Day


Depois de uma primeira tentativa que não foi muito bem sucedida, aguarda-se que este sábado arranque com força total a nova versão dos Clássicos, colocando frente a frente os SUPER8 com o recém-denominados NEW TEAM. Como sempre, aguardam-se os bons ofícios dos capitães de equipa no sentido de que em termos organizativos tudo corra sobre rodas. Os Comentários estão à vossa disposição.

FUTSÁBADO estreia Versão 3.0

Em cerca de 15 meses de existência, o FUTSÁBADO tem cumprido cabalmente a sua função de ponto de encontro para todos os elementos da sua Comunidade. Com mais altos do que baixos, o tempo vai passando e os Clássicos das manhãs de sábado continuam competitivos e apaixonantes. Os companheiros de marcha dos SUPER8 são agora os NEW TEAM, que se têm demonstrado adversários dignos e devotados a uma causa que, no final de contas, é comum às duas equipas. Esses duelos em campo interligam-se com o convívio que o FUTSÁBADO vai proporcionando ao longo da semana, e que esperamos brevemente poder reforçar ainda mais. Para dar o pontapé de saída na nova fase da vida deste projecto, o blogue apresenta-se agora com uma imagem mais actual. Sendo o terceiro template da sua história, pode dizer-se que a versão 3.0 entrou em funcionamento. Quando clicarem nos Comentários para deixarem a vossa opinião sobre o "choque visual" que o FUTSÁBADO sofreu vão também notar algumas diferenças. Quaisquer ideias e sugestões serão igualmente bem-vindas. Tudo para vos agradar melhor.

O próximo Inverno vai ser quentinho...


Podem não acreditar, mas a pequena peça de pano que esta modelo enverga pertence a uma colecção... Outono-Inverno. O desfile foi em Barcelona, mas falta saber em que hemisfério a roupa será comercializada. Neste dias mais frios, podemos até ficar arrepiados com tanto arejamento, mas acreditem que a moça é mesmo "all weather", fazendo jus ao adágio: "Gaja boa frio não pega". Ainda por cima tem jeito para a cozinha, ao que consta, não deixando ninguém sair de casa dela sem experimentar os três pratos...

fevereiro 01, 2005

RicarDeco está de parabéns!!!


É com satisfação que o FUTSÁBADO dá os parabéns ao RicarDeco. Na verdura dos seus 17 aninhos, é um dos elementos da TEAM nossa adversária que leva ao extremo a designação de NEW. Que continue a ter bons professores. Felicidades e que a data se repita por muitos e bons anos.

FC PORTO: D. José II "coroado" no Dragão


Para exorcizar de uma vez o fantasma do "outro" José, Pinto da Costa decidiu-se, depois de Del Neri e Fernandez, por um "novo" José. Couceiro, que ontem à noite não sabia de nada, depressa ficou a saber. Já foi apresentado no Dragão, usando a gravata que o agora "seu" presidente um dia lhe tinha dado após um Vitória de Setúbal-FC Porto, traçando desde logo uma profecia que agora se concretiza. Veremos como se sai este multifacetado D. José II. O objectivo assumido não podia ser outro: ganhar o campeonato. Com 42 anos, José Couceiro assinou contrato válido com os dragões por época e meia, fazendo-se acompanhar desde Setúbal pelo fiel adjunto Pedro Martins, que se junta a André e Aloísio. O prof. José Mário, que vinha trabalhando na equipa B, ficará encarregue da preparação física. Os dados estão lançados. Para sábado, no Estoril, está marcada a estreia.

Que tal umas identidades trocadas?


Que os Galácticos gostam de aparecer, toda a gente sabe. Como reagiria a NEW TEAM se fizéssemos uma montagem, trocando as cabeças? Zidane pelo Anónimo, Beckham pelo Diego, Raúl pelo Pissa e Casillas pelo Keeper. Achavam bem?